Pastoral da Pessoa Idosa apresenta seu mapa da transformação

Inspirados nas palavras do Papa Francisco, que convocou todos para serem uma Igreja que sai, que vai em busca do outro, as coordenações da Pastoral da Pessoa Idosa, reunidas na 13ª Assembleia Nacional, conheceram o “Mapa da Transformação”, que visa ajudar na organização e alcance das metas traçadas para o crescimento da PPI.

 

O trabalho foi apresentado pelo casal Rogerio e Lycia Arns Neumann, filho e nora da Dra. Zilda Arns Neumann, fundadora da Pastoral da Pessoa Idosa. Através do mapa da transformação é possível ver a diferença que o trabalho realizado faz, mostrando que a ação de cada um contribui para a melhoria da qualidade de vida do idoso em nossas comunidades.

A ideia de construir o mapa da transformação surgiu de conversas entre a coordenação nacional da PPI e o casal, que viam a necessidade de ter um material organizado para a busca de recursos e parcerias, “o mapa vai ajudar a apresentar o trabalho da PPI para parceiros e dar mais visibilidade. É uma ferramenta que retrata os resultados do trabalho que acontece com cada idoso”, ressalta Lycia.

Entre as dificuldades apresentada, destaca-se a falta de comprometimento de ações de saúde e de políticas públicas voltadas para o Idoso. Lycia apontou que “o envelhecimento ainda é muito ignorado na nossa sociedade, como se isso não afetasse todos e fosse desaparecer. Esse é o nosso desafio e por isso precisamos engajar mais pessoas e conseguir mais recursos para que o trabalho continue sendo realizado”.

A ação promovida pela PPI é essencialmente voluntário e o desafio é manter esse voluntariado motivado na atuação, e o mapa da transformação também ajuda nesse ponto, porque mostra o que cada um faz e como essa ação pode mudar, “acreditar que temos mais para fazer e que as pessoas se vejam no mapa, vejam que o seu esforço está registrado”, finaliza Lycia.