Saiba qual é a missão dos avós

Esta semana, no domingo dia 26 de julho, celebramos o Dia dos Avós. Esta é uma data que merece ser lembrada e comemorada por todos. Nos dias atuais os avôs desempenham um papel fundamental na família. Muitos são responsável por cuidar dos netos, auxiliar na sua educação e até mesmo no sustento financeiro. Para conhecermos um pouco mais sobre a missão dos avós, compartilhamos o artigo da Luiza Santiago, Cofundadora da Comunidade Canção Nova, que reflete sobre essa bonita fase da vida.

 

Ser avô e avó é uma bem-aventurança


Entre tantas graças na minha vida, uma em especial é a de ser avó. Sou avó do coração, e considero uma graça de Deus dada a tantas avós como eu. Senti muita felicidade ao nascer cada um dos meus netinhos; tive vários sentimentos e atitudes, como carinho, ternura, ajuda, generosidade, doação, apoio e oração. Poder percebê-los desenvolvendo-se e recebê-los em casa sempre é uma alegria que invade todo o nosso ambiente.

Veja também: Festa dos avós na paróquia Nossa Senhora das Vitórias em Curitiba

 

Há avós que brincam dizendo de seus netos: há duas alegrias, uma na chegada e outra na partida, pois os avós ficam sempre à espera da chegada dos netos, e quando partem sentem um sossego por causa de suas peraltices. Mas a verdade é que ser avô e avó é uma bem-aventurança, é uma grande graça concedia por Deus: “Os filhos dos filhos são uma coroa para os idosos…” (Pv.17.6). É a recompensa de Deus prometida àqueles que temem ao Senhor: “Como é feliz quem teme o Senhor… Que o Senhor o abençoe… e veja os filhos dos filhos” (Sl 128,1;5-6).

Não importa com que idade alguém se torna avô ou avó; mesmo se a criança vier em circunstâncias adversas, o nascimento dela vem sempre acompanhado de bênção. Em muitas famílias, é grande o número de avós que ajudam na criação dos netos, porque os filhos trabalham fora. Como é importante o exemplo cristão para essas crianças! Os avós cristãos têm como missão transmitir aos netos, acima de tudo, a fé em Deus. São Paulo diz a Timóteo :“Conservo a lembrança de tua fé tão sincera, que foi primeiro a de tua avó Lóide e de tua mãe Eunice e que, não tenho a menor dúvida, habita em ti também” (II Tm 1,5). Que bela herança Timóteo recebeu!

Quem não se recorda das orações transmitidas e das palavras de encorajamento em momentos-chave como: “Tudo passa, tenha fé em Deus!”, “Deus lhe faça santo!”.

O Papa Francisco, falando da importância que os avós têm na família e na sociedade, recorda os anciãos Simeão e Ana, que estavam no Templo de Jerusalém, sempre atentos à vinda do Messias. Ao reconhecerem o Menino Jesus, receberam novas forças para bendizer a Deus e anunciar a libertação para todo o povo. Assim como eles, os avós de hoje são chamados a formar um coro permanente no grande santuário espiritual do nosso mundo, a sustentar com a sua oração e a encorajar com o seu testemunho todos aqueles que lutam no campo da vida.

“A oração dos mais velhos é um grande dom para a Igreja, e suas palavras são uma injeção de sabedoria para a sociedade, muitas vezes ocupada com mil coisas e distraída com o essencial”.

Com carinho, Luzia Santiago (Cofundadora da Comunidade Canção Nova)

Fonte: Canção Nova