Papa Francisco pede orações pelas pessoas idosas em suas intenções para o mês de junho

Todos os meses o Papa Francisco divulga um pequeno vídeo com suas intenções de orações. Neste mês de junho/2016, o Papa Francisco pede orações para as pessoas idosas, “para que os idosos, os marginalizados e as pessoas sós encontrem, mesmo nas grandes cidades, espaços de convívio e solidariedade. Nas cidades, é frequente o abandono de idosos e doentes. Podemos ignorá-lo?”, questiona o Papa.

“As nossas cidades deveriam caracterizar-se sobretudo pela solidariedade, que não consiste apenas em dar a quem precisa, mas em ser responsáveis uns pelos outros e criar uma cultura do encontro”, pede Francisco. E é com esse espírito que baseia-se o método de trabalho da Pastoral da Pessoa Idosa, na Palavra de Deus, no Evangelho de Marcos 6,34-44, a descrição da multiplicação dos pães e dos peixes. Neste texto percebe-se uma sequencia de passos utilizados por Jesus e nos quais a PPI se inspira no seu dia a dia. Os passos são Ver – Julgar – Agir – Avaliar – Celebrar. 

Primeiramente o líder da PPI vê a realidade em que vive a pessoa idos em seu contexto familiar, comunitário, sócio assistencial. Num segundo passo busca conhecer os serviços que estão disponíveis na comunidade para dar suporte às necessidades da pessoa idosa visitada. E iluminado pela Palavra de Deus, procura compreender cada situação antes de agir.

A ação concreta se traduz na visita domiciliar mensal, de forma sistemática e contínua. A avaliação se dá a cada mês na comunidade, juntamente com os demais líderes, em uma reunião para reflexão e avaliação das atividades desenvolvidas no mês anterior. E a cada momento, mas de maneira especial nesta reunião mensal, celebram-se as conquistas, os avanços e os resultados.

Este método é dinâmico porque, concluída a missão de um mês, novamente o líder comunitário revê a realidade, busca compreender as novas situações, procura novas estratégias de ação, reavalia e volta a celebrar as conquistas; mantém-se atento e articulado, participando do controle social, sempre com o foco na construção da rede local de apoio às pessoas idosas daquela comunidade.

“Acompanhas-me no meu pedido?”, convida o Pontífice.

Clique aqui e veja o vídeo na íntegra!!