A Igreja festeja hoje os Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael

Inicialmente a data celebrava apenas o Arcanjo Miguel, mas a celebração foi alterada para comemorar os três principais Arcanjos do catolicismo. Estes três arcanjos destacam-se entre os sete anjos de Deus referidos na Bíblia, o grupo restrito dos sete espíritos puros e seres mais perfeitos alguma vez criados, que são mensageiros dos decretos divinos na Terra. A palavra “Arcanjo” significa anjo principal e “anjo” mensageiro. Além de mensageiros, partilhando grandes novas ao mundo, os arcanjos são os protetores dos homens.

A crença popular é que no Dia dos Arcanjos as pessoas recebem forças dos anjos para os meses de outono e de inverno e que o tempo do outono depende da meteorologia deste dia: se fizer sol no Dia dos Arcanjos, o outono vai ser solarengo e agradável; se fizer chuva neste dia, o outono já vai ser chuvoso e frio.

Na Audiência Geral de ontem, o Papa Francisco assim falou sobre eles:

Eles são ‘espíritos encarregados para um serviço, enviados para servir aqueles que deverão herdar a salvação’ (Heb 1,14). Devemos ter a consciência da sua invisível presença. Invoquemo-los na oração, para que em todos os momentos nos recordem a presença de Deus, nos apoiem na luta contra o mal e nos conduzam seguros nos caminhos da nossa vida. Confiemos a eles nós mesmos, nossos queridos e aquilo que está em nosso coração”.

Arcanjo Miguel

Considerado o chefe dos anjos e o protetor do trono celeste e do seu povo, o Arcanjo Miguel derrotou o Diabo em combate, sendo visto como o padroeiro da Igreja Católica. Acredita-se que o Arcanjo Miguel é quem guarda os portões do paraíso e quem decide se uma alma entra ou não no céu. Encontram-se muitas igrejas dedicadas a ele na Alemanha, visto ter sido o padroeiro deste país. Miguel significa “quem como Deus”.

Arcanjo Rafael

Rafael, cujo nome significa “Deus cura” ou “medicina de Deus”, é o guardião da saúde dos seres humanos, física e espiritual, estando responsável pela proteçãodos doentes. Ele surge no Antigo Testamento no livro de Tobit, a quem restitui a vista.

Arcanjo Gabriel

O Arcanjo Gabriel foi quem anunciou a Santa Maria a chegada de Cristo ao mundo, e quem anunciou o nascimento de São João Batista. Como mensageiro divino é representado com uma trompeta e é encarado como padroeiro dos correios. O seu nome significa “Força de Deus” ou “Deus é a minha proteção”.