Campanha "Jovens Corações" é destaque em programa de televisão

“Jovens Corações” é o nome da campanha desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI) e que conta com a participação efetiva da Pastoral da Pessoa Idosa, com o objetivo de capacitar os líderes afim de que possam identificar precocemente os casos de estenose aórtica junto aos idosos acompanhados.

Dr. Marcelo Queiroga, idealizador do projeto, apresentou a doença, seus sintomas e formas de tratamento, no programa "Santa Receita", na TV Aparecida, no último dia 08 de novembro. Para ver o programa completo, clique AQUI.

O novo Guia do Líder já contempla o assunto, trazendo as informações necessárias para a capacitação dos líderes e também para o acompanhamento com os idosos cadastrados. As capacitações com o assunto já começaram e a expectativa é que os idosos e suas famílias possam ter conhecimento da doença, identificação precoce da doença e tratamento adequado.

Estenose Aórtica

Estenose Aórtica é uma doença que afeta a Válvula Aórtica, fazendo com que seus componentes se calcifiquem, reduzindo a sua abertura e, muitas vezes, permitindo também que o sangue retorne para o coração. Enquanto o coração tiver força para bombear o sangue apesar do estreitamento, o paciente apresenta poucos sintomas ou nenhum. Mas, à medida que esta estenose vai progredindo, o coração começa a enfraquecer e os sintomas aparecem.