Conheça algumas dicas para ter um envelhecimento mais saudável

O Brasil está ficando cada vez mais grisalho – e em uma velocidade que supera a média internacional. Enquanto a população com 60 anos ou mais deve duplicar no mundo até 2050, o país tende a ver o número de idosos quase triplicar nesse período. A estimativa é da Organização Mundial de Saúde (OMS), que classifica o envelhecimento populacional como uma das tendências mais significativas do século 21.

Conforme o órgão, a população global acima de 60 anos deve subir de cerca de 900 milhões (12,3%) em 2015 para 2,1 bilhões (21,5%) em 2050, quando o número de idosos será o mesmo que o de pessoas com até 15 anos. No mesmo período, a população acima de 60 anos do Brasil deve passar de 23 milhões (12,5%) para 63 milhões (30%), resultado da combinação entre o aumento da expectativa de vida e a diminuição da taxa de natalidade.

Mas viver mais não significa viver bem. Pesquisa divulgada neste ano pela Fundação Oswaldo Cruz, por exemplo, mostra que um em cada três idosos brasileiros tem alguma limitação funcional. Desse grupo, 80% contam com ajuda de familiares para realizar alguma atividade da rotina, como vestir-se ou fazer compras.

Veja abaixo algumas dicas para um envelhecimento mais saudável:

– O diretor do Instituto de Geriatria e Gerontologia (IGG) da PUCRS, Newton Luiz Terra, explica que é preciso adotar hábitos saudáveis muito antes dos 60 anos, ingerindo alimentos saudáveis, fazendo exercícios físicos regularmente e mantendo o peso adequado.

– Quanto mais cedo começamos a cuidar de nossa saúde, menor a probabilidade de desenvolvermos doenças na terceira idade. Segundo Terra, estudos mostram que 70% do envelhecimento saudável tem relação com o estilo de vida e o ambiente.

– O geriatra orienta também que as pessoas não bebam ou então que consumam bebidas alcoólicas moderadamente. Para envelhecer com saúde, ainda, o ideal é nunca fumar. Caso a pessoa já seja fumante, é preciso parar o mais cedo possível, pois estudos relacionam o cigarro com diferentes tipos de câncer, não apenas o de pulmão.

– Também é preciso administrar o estresse. Estudos mostram que ele é um fator de risco para muitas doenças, principalmente as cardiovasculares.

– Outro fator importante para cuidar da saúde na terceira idade é realizar avaliações médicas periódicas, os famosos check-ups. Terra explica que, a partir dos 30 anos, é preciso consultar um médico ao menos anualmente, pois diversos problemas de saúde não apresentam sintomas. O geriatra alerta que colesterol alto, pressão alta e osteoporose, entre outras doenças, são assintomáticas.

– Quem possui histórico familiar de alguma doença também precisa ficar atento aos fatores de prevenção e realizar avaliações médicas específicas, com objetivo de diagnosticar o mais rápido possível males que podem ter origem genética.

– Para aqueles que já foram diagnosticados com alguma doença, também é preciso aderir adequadamente aos tratamentos prescritos pelo médico.

Fonte: Caderno Vida - Jornal Zero Hora