Diocese de Palmares – PE realiza encontro para conscientizar e discutir a violência contra a pessoa idosa

IMG 20170614 WA0030A população idosa no Brasil vem crescendo de maneira significativa. Segundo o estudo “Síntese de Indicadores Sociais (SIS): uma análise das condições de vida da população brasileira 2016”, a proporção de idosos de 60 anos ou mais em relação a população total do país, passou de 9,8% (2005) para 14,3% (2015). Por conta desse aumento, ações da Pastoral da Pessoa Idosa vêm se intensificando por todo país. 

A Diocese de Palmares – PE organizou em junho deste ano, mês em que se tem o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, um encontro com líderes da PPI e membros da comunidade para discutir e conscientizar sobre a violência contra a pessoa idosa. Na ocasião foram discutidas as principais formas de violência que os idosos estão sujeitos (psicológica, física, financeira) e ações que a PPI pode desenvolver.

Para a coordenadora do encontro, Ana Paula, conscientizar a população é uma das principais medidas para combater a violência contra a pessoa idosa. “O principal agressor das pessoas idosas é a própria família. Nós precisamos gerar um senso de responsabilidade e tocar no coração dessas famílias para que elas disponibilizem o tratamento correto a seus pais, tios, tias, avós”, completa.

Os líderes da PPI de Palmares também organizaram uma rede de assistência jurídica gratuita para que idosos tirassem dúvidas sobre seus direitos garantidos por lei e em que locais procurar ajuda em caso de denúncias de violência.  A Secretaria de Saúde de Palmares também estava disponível para atender e tirar dúvidas dos participantes do evento. 

IMG 20170618 WA0173

IMG 20170614 WA0100