Irmã Terezinha Tortelli recebe homenagem da Câmara Municipal de João Pessoa

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) outorgou, neste sábado (17), a Medalha Cidadã Creusa Pires à Coordenadora Nacional da Pastoral da Pessoa Idosa, Irmã Terezinha Tortelli. A honraria foi entregue pelo vereador Marco Antonio (PPS), autor do projeto de resolução aprovado por unanimidade na Casa de Napoleão Laureano, durante a realização do Encontro Estadual da Pastoral da Pessoa Idosa, que ocorreu no Centro Mãe da Misericórdia, em Cabedelo, na região metropolitana.

 

Na oportunidade, o vereador justificou a concessão da medalha à Irmã Terezinha Tortelli pelo belo trabalho que ela vem desempenhando na coordenação de uma pastoral que conta com 22 mil voluntários, responsáveis pela assistência direta a mais de 185 mil idosos em todo o país. "Não poderia perder a oportunidade de homenagea-la em sua visita a Paraíba com a concessão da medalha que eterniza o nome de Dona Creusa Pires, ex-vereadora, nossa colega de parlamento, que teve forte atuação junto às causas da pessoa idosa", disse.

Ainda segundo o vereador, a Medalha Cidadã Creusa Pires é destinada a homenagear pessoas que, mesmo na terceira idade, dão exemplo de cidadania. "A nossa homenageada merece essa medalha pelo seu trabalho na Pastoral da Pessoa Idosa, que apesar de ter sido criada pela CNBB (Conferência dos Bispos do Brasil), não é exclusiva da Igreja Católica, é ecumênica e de apoio, levando mais esperança, mais dignidade e informação a milhares de pessoas que tanto contribuíram ao longo de toda uma vida", comentou.

A Irmã Terezinha Tortelli disse que essa homenagem não era destinada apenas a ela, mas a milhares de voluntários espalhados por mais de 900 cidades no Brasil, que são pessoas se dedicam no cuidado, na assistência, e na aplicação de indicadores. Entre eles, o incentivo a atividade física; a ingestão de líquido; a aplicação de vacinas contra gripe e pneumonia; e os cuidados com quedas, "que proporcionam à pessoa idosa uma qualidade de vida melhor por um tempo maior".

"Essa não é uma homenagem apenas para mim, é também em função do trabalho na Pastoral da Pessoa Idosa, no momento em que exerço a coordenação nacional. Costumo dizer que qualquer tipo de honraria que recebo, sempre é em nome de todos os voluntários da Pastoral, é a eles a quem eu dedico, são eles que estão presentes em milhares de domicílios situados em todo o Brasil, cuidando de pessoas idosas, que são vizinhos. Todas as homenagens são dedicadas a eles", disse a Irmã Terezinha.

Após a sua fala, a Irmã Terezinha presenteou o vereador Marco Antonio com o novo Guia do Líder emitido pela Pastoral da Pessoa Idosa. O livro traz dicas de como os voluntários podem ajudar no cuidado das pessoas com idade mais avançada. "A partir de agora, o vereador torna-se um parceiro da nossa Pastoral", disse a coordenadora.

A coordenadora estadual da Pastoral da Pessoa Idosa na Paraíba, a Irmã Rosa Francisca, agradeceu ao vereador Marco Antonio e aos demais membros do parlamento pessoense pela homenagem concedida à Irmã Terezinha. "Foi uma benção, uma glória, um reconhecimento muito válido a nossa coordenadora nacional e a toda a Pastoral. Isso mostra a sociedade o trabalho ecumênico que realizamos de apoio a milhares de idosos", comentou.

Irmã Terezinha estava na cidade participando da atualização dos coordenadores e facilitadores da Pastoral da Pessoa Idosa no novo guia, uma das ações da PPI e do projeto "Transformando vidas: melhorando a qualidade de vida da pessoa idosa no Brasil".

O legado de Creusa Pires

Em rápida passagem pelo Encontro, o arcebispo emérito da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, parabenizou a CMJP por estabelecer uma honraria com o nome de Creusa Pires. Segundo ele, a ex-vereadora foi uma liderança de renome na defesa dos direitos e garantias da pessoa idosa, assim como Zilda Arns Neumann, que deixou o seu legado na Pastoral da Pessoa Idosa.

"Todas as iniciativas legítimas, viáveis, e práticas para defender e promover a qualidade de vida da pessoa idosa envolvendo a família são válidas, porque envolvem políticas públicas, e não são apenas palestras abstratas e teóricas. As ações básicas da Pastoral, e Creusa Pires tinha isso também, levam a visitação às famílias do idoso, e a valorização ao máximo da saúde preventiva e curativa das pessoas, correspondendo à políticas públicas. Então mais do que justa esta comenda para a Irmã Terezinha, e na pessoa dela, a todas as lideranças da nossa Pastoral da Pessoa Idosa", comentou.

A concessão da homenagem contou com a participação da Irmã Raimunda Lopes Souza, diretora do Lar da Providência, instituição responsável por cuidar e dar abrigo a vários idosos em João Pessoa. Também estiveram presentes voluntários e cuidadores de vários municípios da Paraíba, que estavam no encontro para participar da capacitação sobre o novo Guia do Líder da Pastoral da Pessoa Idosa.

Cuidados com o coração

Ainda durante o encontro, o médico cardiologista Marcelo Queiroga, diretor da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI), fez uma palestra e tirou todas as dúvidas dos voluntários presentes ao encontro sobre a Estenose Aórtica Degenerativa, doença que atinge principalmente os idosos e que pode matar em pouco tempo.

O médico paraibano explicou que a SBHCI mantém parceria há dois anos com a Pastoral da Pessoa Idosa, no tocante a orientação e assistência médica gratuita aos idosos assistidos pela instituição. "Temos levado informações técnicas a Pastoral, para que seus voluntários tomem conhecimento a cerca das doenças cardíacas mais comuns e, sobretudo, da Estenose Aórtica Degenerativa que é muito comum em idosos. Falamos, explicamos que a doença é comum, que é grave e que mata, mas que ela tem tratamento, nosso objetivo é incluir esses idosos numa perspectiva terapêutica", explicou.

Sobre a homenageada

A Irmã Terezinha Tortelli é natural de Jacutinga, no Estado do Rio Grande do Sul, pertence à Congregação das Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo - Província de Curitiba, formou-se em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná (PUC/PR), onde atua como enfermeira obstetra na instituição; é pós-graduada em Planejamento Familiar pela Universidade do Chile e em Gerontologia Social pela PUC/RS.

A convite da Dra. Zilda Arns Neumann, coordenou a Pastoral da Criança no Estado do Paraná durante quatro anos - de 1994 a 1997. Em 1998 passou a fazer parte da equipe nacional da Pastoral da Criança. Com a fundação da Pastoral da Pessoa Idosa, em 2004, assumiu a função de secretária executiva. Foi também Conselheira no Conselho Nacional dos Direitos do Idoso (CNDI), de 2004 a 2008.

Desde maio de 2010 é coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa. Em 2011 recebeu o Titulo de Cidadã Honorária da Cidade de Maceió (AL). Em dezembro de 2012 recebeu da Presidência da República o Prêmio de Direitos Humanos 2012 na categoria "Garantia dos Direitos da Pessoa Idosa".

Fonte: Click PB