PPI presente em debate sobre a população idosa promovido pelo MDS

Irmã Terezinha 2Ao longo de dois dias, as políticas públicas voltadas para idosos foram tema de um debate promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) em Brasília. A oficina Políticas de Comunidades e Cidades Amigas do Idoso como Caminhos para o Envelhecimento Ativo reuniu gestores públicos e representantes de organizações especializadas, nos dias 7 e 8 de agosto, na Escola Nacional de Administração Pública (Enap). A Ir. Terezinha Tortelli, coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa participou do evento, realizando uma das palestras aos participantes.

Entre os pontos destacados pelos participantes, está a troca de experiências para o avanço dessas políticas. Representante da Pastoral da Pessoa Idosa no Distrito Federal, Ana Maria Melo avaliou que os debates contribuíram para a melhoria do trabalho realizado pela entidade. “Saímos daqui com diversos apontamentos de caminhos para seguirmos somando esforços e vencendo desafios. Nossa Pastoral atua com muitos idosos em situação de vulnerabilidade e esta reunião enriqueceu nosso trabalho para caminharmos com mais segurança, coragem e entusiasmo”, disse.

No encerramento do evento, o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, ressaltou a importância da articulação para fortalecer as políticas voltadas aos idosos, a fim de promover mais qualidade de vida e autonomia a essa população.

Seis milhões de idosos fazem parte do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, que é a porta de entrada para mais de 20 programas sociais. De acordo com a diretora de Atenção ao Idoso do MDS, Silvia Costa, o ministério trabalha na produção de um diagnóstico sobre essa população. O mapeamento deve ser lançado em 2018.

 

Fonte: mds.gov.br