- Detalhes
- Categoria Pai: ROOT
Homenagem a Dra. Zilda Arns - Festa de Nossa
Senhora do Carmo, Padroeira de Recife - PE
Inserida nos grandes apelos da Missão Continental, a Festa do Carmo de 2010, Padroeira de Recife, refletirá o seguinte tema: “Maria, Mãe e Modelo da Igreja em Missão” e o lema: A Mãe Missionária convida a Igreja a ir ao encontro dos que sofrem: “Eles não têm mais vinho?” (João 2:30). A proposta de uma Igreja Samaritana, caminheira, imersa na história e no sofrimento das pessoas, com tempo para curar e sanar as enfermidades sociais, sem hora marcada para o serviço e a doação, disposta a unir forças pela defesa da vida, encontra em Zilda Arns e na sua obra um dos testemunhos mais eloquentes.
Por isso, queremos fazer desta Festa do Carmo uma ocasião para agradecer a Deus pelo testemunho corajoso dado por Zilda Arns à comunidade cristã e à sociedade. Ao mesmo tempo, em comunhão com os sentimentos da Igreja, e comprometidos com a missão evangelizadora, queremos despertar nos devotos da Virgem do Carmo a imitação da mística do serviço e da profecia, capaz de impregnar a vida e ação, contemplando nas atitudes da Mãe de Jesus, o exemplar perfeito da Igreja que juntos sonhamos construir.
A Festa de Nossa Senhora do Carmo, padroeira de Recife, começou dia 06 de julho, homenageando um símbolo de solidariedade feminina dos tempos atuais: a médica Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, que morreu em ajuda humanitária no Haiti, vítima do terremoto de 12 de janeiro.
“A solidariedade vai ser o ponto forte desta festa e Zilda Arns representa muito bem essa proposta”, justificou o Frei Paulo Fernando de Moura, reitor da basílica do Carmo. Como o ideal da festa é a ajuda ao próximo, o Pátio do Carmo, no Centro do Recife, também servirá de ponto de arrecadação de donativos para vítimas das enchentes que castigaram a Mata Sul do Estado.
“Queremos mostrar para o povo de Deus que nós não podemos falar em fé dissociados do compromisso de amor ao próximo. É justamente isso que o evangelho mostra, comenta o religioso.
O evento deste ano tem como tema: “Maria, mãe e modelo da Igreja em missão. Zilda Arns”. Na feira de Solidariedade, que será entre os dias 12 e 14, das 09h às 18h, instituições como a Pastoral da Criança, Instituto de Medicina Integral Fernando Figueira (IMIP), e o Grupo de Apoio à Criança carente com Câncer (CAC) estarão orientando a população. As entidades prestarão atendimento médico e odontológico, além de solicitação de documentos. Tudo gratuitamente.
Há 314 anos era realizada a primeira Festa de Nossa Senhora do Carmo. O dia da virgem, proclamada padroeira do Recife em 1909, é comemorado todo 16 de julho. Aproximadamente 800 mil pessoas são esperadas para a festa. Diversas apresentações artísticas também estão previstas.
Na Basílica do Carmo, nos dez dias de festa, haverá missas e novenas. Fora, no pátio do Carmo, Selma doCoco, Elba Ramalho e Padre Reginaldo Manzotti, que se apresenta no dia da santa, serão algumas das atrações artísticas que animarão os fiéis. Mas o ponto alto da celebração deve ser mesmo a procissão em homenagem à Virgem, que acontecerá por volta das 17h do dia 16.
Link:
http://www.cnbb.org.br/site/regionais/nordeste-2