Beato João Paulo II

Estímulo para a Pastoral da Pessoa Idosa

 

Com o processo celebrativo da beatificação do Papa João Paulo II, as lideranças e muitos idosos acompanhados pela Pastoral da Pessoa Idosa, vivenciaram intensamente estes momentos, destacando a importância de João Paulo II nas ações da Pastoral da Pessoa Idosa. Com muita emoção recordamos o Papa idoso, debilitado pela saúde e lúcido até o final da vida, transmitindo sua mensagem de esperança para toda humanidade. Ele mostrou a sua luta pela vida, já perto da morte, tentou falar na janela do Vaticano, mostrou sua força de vontade em ser autônomo, deu a sua bênção. Sua imagem e gestos valeram por mil palavras.

papa-jp300x400

Para a quaresma de 2005, 65 dias antes de sua morte, publicou uma mensagem exaltando a participação das pessoas idosas na Sagrada Escritura, reforçando a bênção que são os idosos para a vida das comunidades, que eles sejam atuantes e reconhecidos nas atividades eclesiais, e no final da mensagem diz profeticamente: “que cada comunidade acompanhe com uma compreensão amorosa todos os que envelhecem”. Nesta mesma época, a Pastoral da Pessoa Idosa estava iniciando sua caminhada e sentiu-se tocada por esta mensagem. Hoje, se esforça para que todas as comunidades se interessem pelas pessoas idosas. A afável carta do Papa aos anciãos, em 1999,continua animando as ações com as pessoas idosas.

A vida do Beato João Paulo II, que todos nós pudemos acompanhar seu trabalho missionário, sua vida de oração, sua velhice repleta de vida e ensinamentos, é um grande incentivo para a Pastoral da Pessoa Idosa. Nos céus, o Beato também intercede pela Pastoral da Pessoa Idosa.

 

 

 

_______________________________________________________________________________________________________