A Assembleia foi agraciada com a presença e a apresentação do Dr. Rubens Bendlin coordenador da saúde do Idoso na Secretaria Estadual de Saúde do Paraná, que discorreu sobre o crescimento vertiginoso da população acima dos 60 anos de idade, que a média no Brasil é de 10,2% da população geral. A previsão para o ano de 2025 é de que os maiores de 60 anos sejam 15% da população e de que em 2050 o número de idosos será igual ao número de crianças entre 0 e 14 anos. Vale destacar que as pessoas idosas foram as menos afetadas pelo vírus H1N1, o que demonstra a eficácia da campanha de vacinação contra a gripe para pessoas idosas. O grande desafio hoje para quem lida com a questão do envelhecimento é o envelhecimento ativo, é preciso envelhecer com saúde, assegurando autonomia e independência para a pessoa idosa. O Dr. Rubens citou as várias ações governamentais que existem nas 3 instâncias (federal, estadual e municipal). Uma ação importante, mas que não tem tido a devida atenção é a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, embora os postos de saúde as possuam, os profissionais de saúde resistem em preenchê-la e muitas vezes ignorando a existência delas. As grandes metas governamentais com relação à pessoa idosa são a diminuição de internações, e a eliminação do preconceito contra a pessoa idosa, que é vista como senil, de não ter mais serventia, e ser um peso para a família e para a sociedade. Dr. Rubens terminou sua bela apresentação citando do Evangelho do dia (Lc 11, 47-54) dizendo que Jesus era contrário ao monopólio do conhecimento, e que nesta Assembleia, acontecia justamente a partilha do conhecimento e de informações.
Logo após, a responsável pela administração financeira da PPI, Beatriz Lange, apresentou as várias fontes de recursos para a sustentabilidade financeira da PPI. Mostrou as dificuldades para se conseguir verbas tanto públicas como privadas, mas demonstrou otimismo ao relatar as várias formas e fontes de recursos que podem ser utilizados para suprir financeiramente as diversas ações da PPI. Por serem demasiadamente burocráticas as formas de buscar recursos financeiros, Beatriz apresentou uma cartilha detalhando os vários passos necessários para se conseguir as verbas necessárias para a missão da Pastoral. Enfatizou também a forma correta de prestação de contas dos gastos efetuados com a missão das coordenadoras, para que não haja rejeição por parte da auditoria.
Após o jantar aconteceu a apresentação em plenária das reflexões feitas durante a tarde, onde foram apresentadas as conquistas, as dificuldades do ano de 2011 e as metas e propostas para o ano de 2012, que será definida até o final da Assembleia.
Para encerrar o primeiro dia de trabalho da VIII assembleia da PPI, foi feito um momento de espiritualidade com a mística da parábola do semeador Momento forte desta espiritualidade aconteceu quando foi solicitado aos presentes fazerem um gesto de “respeito para com esta terra que nos dá o sustento de cada dia” e que cada uma tocou o chão e fez o sinal da cruz como “nosso compromisso com Jesus e seu projeto de justiça e igualdade”. Ao final os presentes foram agraciados com um terço feito de sementes de açaí elaborado por trabalhadores rurais de economia solidária do Estado do Acre.