O segundo dia da VIII Assembleia Nacional da PPI iniciou com uma celebração eucarística presidida por Dom José Antonio Peruzzo, Bispo de Palmas e Francisco Beltrão e Presidente do Conselho Diretor da Pastoral da Pessoa Idosa e referencial na CNBB para a Pastoral da Pessoa Idosa, e co-celebrada pelo Pe. Nelito Dornelas Assessor das Pastorais Sociais na CNBB.
A apresentação foi feita por Dom Peruzzo, que iniciou enfocando a importância da Pastoral da Pessoa Idosa dentro do serviço das pastorais sociais; também traçou um voo panorâmico sobre este mais recente documento da CNBB que determina os caminhos para as ações da Igreja no Brasil até o ano de 2015. Foram vários pontos importantes destacados pelo palestrante, porém o que mais chamou a atenção da Assembleia foi quando Dom Peruzzo diz que a ação da PPI, esta cheia de oportunidades para se fazer discípulo missionário de Jesus Cristo e não apenas propagar o Seu discurso. Isto porque as ações da PPI requerem paciência, dedicação plena, amor incondicional, vencer os desafios (cruzes do caminho) ou seja, fazer como Jesus faria.
Após uma pausa para o café, os participantes foram agraciados com a exposição do Pe Nelito Dornelas, Assessor das Pastorais Sociais junto a CNBB, que teve como tema a 5ª Semana Social Brasileira, que embora tenha o título de “semana” na verdade ela é realizada por um período muito maior, os trabalhos da 5ª SSB já iniciaram em 11 de março de 2010 com o lançamento do Documento número 91 da CNBB que tem como título “Por uma reforma do Estado com Participação Democrática” e se estenderão durante o ano de 2012, e tem data inicialmente prevista para acontecer em maio de 2013, com o tema “ A Participação da Sociedade no Processo de Democratização do Estado – Estado para que e para quem”. Padre Nelito, traçou uma linha do tempo discorrendo desde o período histórico nomeado de “pré-modernidade” até a “pós-modernidade” passando pela “modernidade” e mostrando como os verdadeiros valores humanos, como solidariedade, respeito mútuo, confiança, etc, tem se deteriorado ao longo da História. Lembrou das quatro semanas sociais anteriores com seus temas e propostas até chegarmos aos dias de hoje com as necessidades do nosso tempo. Para finalizar sua apresentação Pe.Nelito, lembra dos sete pecados capitais da modernidade que são: Religião sem sacrifício; Ciência sem ética; Riqueza sem trabalho; Prazer sem escrúpulos; Conhecimento sem sabedoria; Politica sem realismo e Desenvolvimento sem cuidado com a Natureza.
No período da tarde, foi constituída a Assembleia Deliberativa Anual da PPI, onde a mesa foi composta por: Sr. Waldemar Caldin (Conselho Diretor), Suely Cardoso (Conselho diretor), Ir. Terezinha Tortelli (Coordenadora Nacional) e Dom Peruzzo (Presidente do Conselho da PPI), e teve como pontos principais a avaliação e aprovação do relatório de atividades do ano de 2011; a apresentação do relatório contábil/financeiro do Exercício 2010/2011, findo em 30 de Setembro de 2011; as metas para a ações da PPI para o ano de 2012; da carta a ser enviada a Sra Ministra Chefe da Casa Civil Gleisi Hoffmann, cuja redação final e coleta das assinaturas dos participantes ficou para o terceiro dia da Assembleia.