ANO JUBILAR DE SÃO VICENTE DE PAULO

Neste 27 de setembro, dia de São Vicente de Paulo, marca o início do ANO JUBILAR 350 anos da morte deste Santo, considerado Pai dos Pobres.

O Superior Geral da Congregação da Missão (Padres Vicentinos) e das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, Pe. Gregory Gay, CM, anunciou oficialmente para a Família Vicentina a abertura do Ano Jubilar, ano no qual celebraremos os aniversários da morte e ressurreição de São Vicente de Paulo (27 de setembro de 1660) e Santa Luísa de Marillac (15 de março de 1660).
Na carta do Pe. Gregory, lemos o seguinte:
Celebramos este ano sob o tema de Caridade e Missão.
Missão é o objetivo que queremos dar a este ano de celebração que começará no dia 27 de setembro de 2009 e se estenderá por um ano até 27 de setembro de 2010. Nossa missão, evangelizar e servir os pobres, é motivada como sempre pelo amor de Deus que nós traduzimos pela caridade em ação, contato direto com os pobres e nosso amor por eles.

Que o mesmo espírito que enchia os corações de Vicente, Luísa e de seus colaboradores possa encher os nossos também, enquanto continuamos, testemunhando e servindo nossos Senhores e Mestres, os pobres. (Pe. Gregory Gay).
Oração especial para o jubileu - (leia mais)

Senhor Deus Todo-poderoso, Pai dos pobres, tu nos concedes a graça de celebrar este ano o 350º aniversário da morte de São Vicente e de Santa Luísa.

Agradecemos-te por esta imensa graça. Concede-nos, por sua intercessão, deixar-nos transformar mais plenamente pelo Espírito que tu lhes destes. Que o Espírito de Caridade inunde nossos corações e nossas almas, a fim de que, nosso amor por nossos irmãos marginalizados e excluídos pela sociedade, seja inventivo ao infinito, manso, atento, misericordioso, previdente!

Faz-nos redescobrir a audácia de Vicente e de Luísa, o zelo e a doçura de um amor sempre renovado pelos pobres, que os ajude realmente a mudar de vida.

Ajude-nos a tornar nossa fé forte e humilde, em nosso mundo que parece tão longe de Ti, mas que de Ti tem uma grande sede.

Faz que possamos ser sinais de esperança para muitos, como o foram Vicente e Luísa, em simples colaboração de viagem sobre o oceano da vida.

Concede-nos não recuar diante das dificuldades e estar sempre prontos a sujar nossas mãos pelos pobres, nossos mestres. Faz que à sua escola aprendamos a nos tornar teus verdadeiros filhos e filhas, herdeiros dignos do carisma que tu confiaste a Vicente e Luísa para o bem da Igreja e da humanidade inteira.

Que este ano jubilar seja para toda a Família Vicentina um ano de graça e de conversão, e para os beneficiários de nosso amor, um ano de abundantes bênçãos.
Amém.