- Detalhes
- Categoria Pai: ROOT
PPI vai atuar em mais três paróquias em Alagoas
A Pastoral da Pessoa Idosa da Arquidiocese de Maceió, que já atua em 13 paróquias (todas em Maceió), será implantada, no próximo mês, em três outras paróquias no Estado. São elas: Paróquia Menino Jesus de Praga, em Maceió; de Santo Amaro, em Paripueira; e de São Sebastião, em Ibateguara. “No próximo mês estaremos realizando a implantação da PPI nessas três paróquias através de uma capacitação”, informa Crismédio Neto, coordenador Estadual da PPI em Alagoas e membro da Equipe Nacional Ampliada da PPI.
Segundo ele, atualmente a PPI desenvolve trabalhos nas paróquias São João Maria Vianney, no Clima Bom; Santa Luzia, no Tabuleiro; Santa Teresinha do Menino Jesus, na Serraria; Imaculada Conceição, Nossa Senhora das Dores e Santa Isabel, as três no Jacintinho; na Paróquia Nossa Senhora Mãe do Povo, em Jaraguá; de Nossa Senhora das Graças, na Pitanguinha; nas paróquias São João Batista e Santa Isabel, ambas na Chã da Jaqueira; na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Vergel; de Nossa Senhora do Bom Parto, no Bom Parto; do Sagrado Coração de Jesus, em Cruz das Almas; e na Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, na Gruta.
O primeiro passo para a implantação da PPI numa paróquia, de acordo com Crismédio Neto, é o apoio e a permissão do pároco, depois apresentar, sensibilizar, identificar voluntários para essa missão de fé e vida. “Após esse encontro de sensibilização, marcamos uma capacitação que tem como base o Guia do Líder da Pastoral da Pessoa Idosa, com temas sobre a missão e a mística cristã de fé e vida, a missão do líder-comunitário, sobre o envelhecimento, os indicadores de saúde, direitos dos idosos, cidadania, entre outros”, afirma.
Este guia, explica ele, faz parte do cotidiano de cada líder na sua missão. “Chegar às outras cidades é só uma questão de tempo. Pedimos ao Senhor que envie operários para fortalecer essa linda missão de fé e cidadania. Mas graças a Deus o clero vem dando grande apoio e incentivo às ações desenvolvidas pela PPI nas comunidades onde já existe e esse apoio só motiva a nossa caminhada”, enfatiza.
A Pastoral da Pessoa Idosa é um Organismo de Ação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), de atuação nacional, que tem seu trabalho baseado na solidariedade e na partilha do saber. Capacita lideres comunitários para visitas domiciliares as pessoas idosas acima de 60 anos.
A opção preferencial, de acordo com Crismédio Neto, é acompanhar as mais vulnerabilizadas pela pobreza ou abandono. Mensalmente, os líderes de cada comunidade reúnem-se para discutir sua missão.
Coluna católica - Gazeta de Alagoas
www.gazetaweb.com