PPI apresenta suas ações no Seminário Internacional -

“Políticas Públicas para Idosos: Desafio para a sociedade”.

Ir. Teresinha Tortelli apresentou as ações da Pastoral da Pessoa Idosa no Seminário Internacional, Políticas Publicas para Idosos: Desafios para a sociedade, uma oportunidade de sensibilizar e promover uma reflexão sobre as políticas de direitos e sua implementação em favor das pessoas idosas na América Latina e no Caribe, realizado dia 15 de abril, no SESC Belém, em São Paulo. O Seminário contou com participantes da Alemanha, Chile, Colômbia, México, Peru, Cuba. O seminário iniciou com as palavras do Padre José Carlos Spínola - Fundador da Associação Reciclázaro, Wolfgang Hess - Cáritas Alemã, Alda Marco Antonio - Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Dom Tomé Ferreira da Silva, representando Dom Odilo Scherer - Cardeal Arcebispo de São Paulo e Danilo Santos de Miranda – Diretor Regional.. Após apresentações, deram início aos trabalhos apresentando os objetivos do grande seminário, que contou com 220 participantes que se inscreveram com antecedência. 

Objetivo geral

Difundir as políticas de direito para as pessoas idosas no Brasil e sua implementação.

Objetivo específico

Fortalecer a rede social da sociedade e seus esforços a favor das pessoas idosas; Sensibilizar as autoridades públicas para que se garanta o cumprimento do Estatuto do Idoso e Informar as ações do Programa Regional Trabalho Social a Favor dos Adultos Maiores da América Latina e Caribe – PRAM- no Brasil.

Breve histórico das ações sobre envelhecimento

A propagação do envelhecimento e de suas questões foi inicialmente promovida pelos Fóruns Internacionais das ONGs e pelas Assembléias das Nações Unidas sobre Envelhecimento (Viena 1982 e Madrid 2002) que tiveram papel fundamental na análise do impacto do envelhecimento sobre os países em desenvolvimento, na tentativa de estimulá-los a adotarem medidas para o enfrentamento dessa realidade.

 Duas medidas tiveram destaque: no campo da saúde, a valorização do envelhecimento saudável e, no campo social, a luta pelo envelhecimento com direitos e dignidade. A partir desse momento, no Brasil, toma ímpeto o movimento da sociedade civil, professores, universitários, associações de idosos e outras, exigindo a valorização e o respeito à pessoa idosa.

O grande ápice desta luta culminou na promulgação do Estatuto do Idoso em out/2003, porém, ao criar cotas e leis específicas, corre-se o risco de excluir ou afastar do convívio alguém tido como especial e no Brasil, onde é tão recente esta garantia de direitos, o trabalho de não exclusão social ainda é utópico. 

Este Seminário foi mais uma oportunidade de sensibilizar e promover uma reflexão sobre as políticas de direitos e sua implementação a favor das pessoas idosas.

Programa do Seminário 

  

A senhora Marília Celina Fragoso coordenou os trabalhos da primeira mesa, que teve as seguintes apresentações:

 Políticas Públicas para Idosos : Desafio para a sociedade - Jurilza Mendonça - Assistente Social, mestra em Gerontologia, Servidora Pública Federal, atuou como coordenadora da Política Nacional dos Direitos do Idoso, Consultora pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Política Social da Universidade de Brasília.

 Panorama Municipal sobre Política de Direitos para Pessoa Idosa e sua implantação - Ademir Alves da Silva - Assistente Social; Doutor em Serviço Social e Política Social pela PUC-SP; Professor de Política Social na PUC.

O cumprimento dos direitos na perspectiva de um Conselho - Olga Quiroga - Membro do Grande Conselho Municipal do Idoso, Presidente fundadora do Grupo Articulado para Moradia do Idoso da Capital-GARMIC.

Construindo Redes de Apoio à Pessoa Idosa – Ir. Terezinha Tortelli - Enfermeira Gerontóloga, Secretária Executiva da Pastoral da Pessoa Idosa

A segunda mesa de palestras foi coordenada pela senhora Christel Wasiek, com as seguintes apresentações:

 "Compromisso com a Sociedade Civil para promover os direitos das Pessoas Idosas"

Programa Regional "Trabajo Social a favor de los Adultos Mayores da América Latina y Caribe" - PRAM - Dorothea Schereck

A luta pelos Direitos da Pessoa Idosa: Da aplicação do Estatuto à realidade das ruas - Andréa Gadiolli F. Poscai – Associação Reciclázaro

Prevenção de maus tratos através de projetos intergeracionais – Rafael Quispe - Cáritas Perú

Formação de dirigentes: Uma forma de promover o protagonismo das Pessoas Idosas- Murial Abad - Cáritas Chile

Campanhas de sensibilização sobre os direitos das Pessoas Idosas - Célia Ramirez - FUNBAM México   

Experiências em Cuba com as pessoas idosas - Migdalia Dopico - Cáritas Cubana

Uma Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas Idosas - Ximena Romeno - Red Latinoamericana Gerontologia.