Papa Francisco publica Encíclica sobre ecologia

"Que tipo de mundo queremos deixar a quem vai suceder-nos, às crianças que estão a crescer?" Este interrogativo é a essência da Laudato si’, a aguardada Encíclica ecológica do Papa Francisco.

O nome foi inspirado na invocação de São Francisco "Louvado sejas, meu Senhor", que no Cântico das Criaturas recorda que a terra "se pode comparar ora a uma irmã, com quem partilhamos a existência, ora a uma mãe, que nos acolhe nos seus braços". Agora, esta terra maltratada e saqueada se lamenta e os seus gemidos se unem aos de todos os abandonados do mundo.

 


Encíclica ecológica do Papa Francisco

No decorrer de seis capítulos, o Papa convida a ouvir esses gemidos, exortando todos a uma "conversão ecológica", a "mudar de rumo", assumindo a responsabilidade de um compromisso para o "cuidado da casa comum". O Pontífice se dirige certamente aos católicos, aos cristãos de outras confissões, mas não só: quer entrar em diálogo com todos, como instrumento para enfrentar e resolver os problemas.


Eis alguns temas analisados na Encíclica: As mudanças climáticas, a questão da água, a dívida ecológica, a raiz humana da crise ecológica e as mudança nos estilos de vida. O coração da proposta da Encíclica é a ecologia integral como novo paradigma de justiça; uma ecologia "que integre o lugar específico que o ser humano ocupa neste mundo e as suas relações com a realidade que o circunda".


A esperança permeia todo o texto e, segundo Francisco, não se deve pensar que esses esforços não mudarão o mundo. A crise ecológica, portanto, é um apelo a uma profunda conversão interior. Pode-se necessitar de pouco e viver muito. 

Clique para ler na íntegra a Encíclica ecológica do Papa Francisco


Fonte: Rádio Vaticano