noticias das comunidades

2º encontrão de lideres da Diocese de Caicó/RN

caico

 

Aconteceu o 2º Encontrão de Líderes da Pastoral da Pessoa Idosa da Diocese de Caicó, no dia 30 de outubro de 2011, no Centro Pastoral Dom Wagner, com a presença de mais de 200 pessoas, entre, Líderes, Coordenadores Paroquiais, Capacitadores e Equipe de Apoio da Pastoral da Pessoa Idosa de 20 paróquias.
 
Na oportunidade reuniram os representantes da Pastoral da Pessoa Idosa, nos Conselhos de Saúde, de Assistência Social e dos Direitos da Pessoa Idosa. Participaram também a diretoria dos Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa Idosa de 08 municípios da Região do Seridó.

Leia mais...

Reciclagem de capacitadores na Diocese de Maringá

maringa01

 

A capacitação iniciou dia 01/10 (sábado), com a leitura orante e em seguida foi comentada a situação real de cada paróquia com a PPI, mostrando seus avanços e seus problemas, e também foi colocado a dificuldade de implantação da PPI em novas paróquias e porque desta dificuldade. A partir daí todos tiveram pleno conhecimento de como está a PPI na Diocese. 

 

Leia mais...

PPI comemora 101 da D. Luzia a. Rocha

 Ano da Pessoa Idosa - caminhada e aniversário de 101 anos da D. Luzia

Arquidiocese de Maceió - Paróquia São Sebastião

maceio_caminhada

A paróquia de São Sebastião em Ibateguara (AL),  realizou no último dia 27/03 uma caminhada, santa missa e um almoço em comemoração ao ano dedicado a pessoa idosa na arquidiocese de Maceió, participaram das comemorações representantes de quase todas as paróquias da arquidiocese onde existem as ações da PPI. A celebração eucarística foi presidida pelo Frei Antonio Goes, OFM, que destacou a importância da "Dignidade da pessoa idosa na Igreja e na sociedade".

 

Durante a celebração lembramos e acolhemos com muito carinho a senhora Luzia Anselmo da Rocha, uma idosa acompanhada pela Pastoral da Pessoa Idosa que no último dia 04/03 completou 101 anos de vida, dona Luzia estava presente na celebração, acompanhada de sua filha e da Severina, líder da PPI que faz seu acompanhamento desde o inicio de 2010.maceio_caminhada_101anos

Após a santa missa os participantes/visitantes participaram de um farto almoço e logo em seguida retornaram para suas respectivas paróquias.

Nossos sinceros agradecimentos ao Sr. Miguel e equipe paroquial da PPI pelo belo trabalho e acolhimento. Foi bonito demais!

Crismédio Vieira Costa Neto.

 

Líderes realizam trabalho ecumênico

Líderes realizam trabalho ecumenico na Paróquia de Tenente Portela

Diocese de Frederico Westphalem - RS

O Pároco Guido Tafarel, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Tenente Portela, motivado pelo número de Idosos na comunidade e pelas dificuldades que muitas destas pessoas enfrentavam, principalmente as de baixo nível econômico, incentivou a implantação da Pastoral da Pessoa Idosa na paróquia.

No dia 11 de outubro de 2006,  foi implantada nesta  a Pastoral da Pessoa Idosa. Inicialmente foram capacitados seis líderes pela Coordenadora Diocesana Sra. Otíla Tibola. A  coordenadora paroquial da Pastoral da Criança,  Sra. Salete Pörsch, pela sua experiência, muito contribuiu com esta primeiro grupo. Estes voluntários, sabiamente, aceitaram a Missão de realisarem as visitas domiciliares às pessoas idosas e suas família, levando vida, dignidade e esperança para todos os visitados.

lideres_fredericowAlém desta missão, os líderes, coordenados pelo Sr. Pedro Pereira dos Santos, chamaram para si, o compromisso de buscar outros colegas, ampliando assim, o atendimento para além dos 61 idosos visitados.
Hoje, são visitados 320 pessoas idosas, 244 famílias, nas ações realizadas pelos 30 líderes atuantes em 16 comunidades da paróquia.

Em nossa experiência, cabe salientar a importante harmonia e trabalho ecumênico, onde somam-se diversos credos religiosos, tendo inclusive, pelo período de três anos á frente da coordenação desta pastoral, a Sra. Nelci Stein Lüdtke, membro da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - IECLB.

Esta Pastoral e seus Líderes atuam com amor e determinação para mudar a história de descaso para uma parcela de idosos em nossas comunidades.

Que Deus nos ilumine e abençoe!
Olinda Garcia de Borba
Coordenadora Paroquial da Pastoral da Pessoa Idosa