PPI começa escolher seus representantes para a Conferência Nacional da Pessoa Idosa

 

Em diversas cidades e estados estão acontecendo as conferências preparatórias para a IV CONFERÊNCIA NACIONAL DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA, que acontecerá em Brasília/DF, em abril de 2016. E nas conferências vários delegados representando a Pastoral da Pessoa Idosa estão sendo eleitos. Na última semana foi a vez do estado de Santa Catarina escolher seus delegados e a PPI será representada pela ex coordenadora estadual, sra. Osvaldina Zuco.

  

A IV Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, tem o tema "Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – Por um Brasil de Todas as Idades". O tema proposto “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – Por um Brasil de todas as Idades”, vem confirmar o que já sabíamos todos – as pessoas idosas estão longe de incorporarem a “agenda política” e isto se dá, em grande parte, pela timidez da “ação protagônica” deste segmento etário. 

Com o objetivo de “propiciar a reflexão e a discussão sobre o protagonismo e o empoderamento e as conseqüências nas transformações sociais, como estratégia na garantia dos direitos da pessoa idosa”, os grupos que se formarão na IV Conferência irão avaliar e apontar indicativos a partir dos Eixos:  

1º – Gestão (Programas, projetos e ações); 
2º – Financiamento (Fundo do Idoso e Orçamento Público) 
3º – Participação (política e no controle social). 

As Conferências são um mecanismo de gestão da política social fundamental para orientar aos gestores públicos, aos dirigentes das instituições da sociedade civil, aos profissionais e, especialmente as pessoas idosas, sobre as prioridades e estratégias mais adequadas para o enfrentamento das mais diversas questões e demandas da velhice e do envelhecimento. 


Conferência em Santa Catarina: 

A IV Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa de Santa Catarina, realizada nos dias 08 e 09 de dezembro, contou com uma expressiva representação de membros da PPI. Dentre os delegados regionais de todo o estado, vários eram Coordenadores ou líderes. Osvaldina Zuco foi a segunda mais votada dentre os 14 eleitos da representação da Sociedade Civil. 

Parabéns Osvaldina! Parabéns Pastoral da Pessoa Idosa. E convidamos os outros estados para enviarem os nomes de seus representantes nesta importante conferência.