Memorial a N.S Aparecida estreita laços do Brasil com o Papa

No sábado, dia 3 de setembro, será inaugurado um monumento a Nossa Senhora Aparecida nos Jardins do Vaticano. A Rádio Vaticano conversou com o Arcebispo de Aparecida, o Cardeal Raymundo Damasceno Assis, que nos explicou as motivações dessa iniciativa. “Essa ideia surgiu em vista da preparação dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do Rio Paraíba do Sul em 1717.

Estamos para celebrar este tricentenário a partir de outubro, Festa de Nossa Senhora Aparecida. Este acontecimento me sugeriu pedir ao Papa autorização para que pudéssemos também marcar este evento com um sinal no coração de Roma, no Vaticano, erigindo um monumento, um memorial em homenagem e honra a Nossa Senhora Aparecida. Para recordar todos os brasileiros que por ai passassem esse acontecimento providencial do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida”.

O monumento será instalado no alto dos Jardins do Vaticano, próximo à torre da Rádio Vaticano e da Capela que recria a gruta da Aparição de Nossa Senhora de Lourdes.

“Lugar nobre”

“O Santo Padre nos autorizou, pediu-me que falasse com o Cardeal governador do Estado da Cidade do Vaticano Giuseppe Bertello, que nos prestou todo o auxílio necessário para que essa imagem fosse instalada nos jardins do Vaticano, num lugar muito nobre, muito belo, muito bonito. E a partir do dia 3, inaugurada e abençoada com a presença de autoridades eclesiásticas e civis e uma peregrinação de 180 pessoas que estamos levando aqui de Aparecida”.

Estreitar laços

No ano em que a Santa Sé e o Brasil celebram 190 anos de relações diplomáticas, Dom Raymundo afirma que este gesto também reforça os laços entre o Papa e o povo brasileiro. “É também uma maneira de estreitar nossos laços com a Santa Sé, com o Santo Padre. A nossa ligação se estreita ainda mais com o Santo Padre, ao nos permitir que pudéssemos colocar um monumento perene no coração de Roma desta lembrança dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida”.

Monumento em bronze

A iniciativa é da Arquidiocese de Aparecida e da Embaixada do Brasil junto à Santa Sé. O Embaixador Denis de Souza Pinto já havia explicado como será o memorial dos 300 anos o encontro da imagem de Aparecida no Vaticano.

Fonte: Rádio Vaticano