Coordenação Diocesana / Setor

A equipe da Coordenação Diocesana/Setor é formada pelos Coordenadores de Áreas e Equipes. O Coordenador Diocesano/Setor será indicado pelo Bispo (Arqui)Diocesano. O coordenador(a) terá mandato de dois anos. A coordenação diocesana estará sempre vinculada à uma Diocese e em algumas Dioceses poderá haver um ou mais Setores.

Para realizar a MISSÃO junto às pessoas idosas, o Coordenador Diocesano/Setor, juntamente com a sua equipe, receberá a capacitação básica de capacitador antes de assumir como coordenador. Seguirá as orientações do Estatuto e Regimento Interno da Pastoral da Pessoa Idosa e a metodologia conforme orientações recebidas na capacitação, e desempenha as seguintes atribuições:

a) Organizar, gerenciar e coordenar as ações do Setor:

Planejar as capacitações de capacitadores e de líderes
Promover eventos locais e regionais.
Realizar uma assembléia anual da Diocese/Setor para avaliação, planejamento, análise das contas e demais assuntos referentes à caminhada da Pastoral da Pessoa Idosa.
Estabelecer convênios ou acordos de cooperação, para angariar recursos para o custeio das ações desenvolvidas pela Pastoral da Pessoa Idosa.
Abrir e manter a conta corrente bancária em estabelecimento bancário indicado pela Coordenação Nacional. Esta conta deve ser utilizada especificamente para a movimentação financeira da Pastoral da Pessoa Idosa, Coordenação Diocesana e movimentada sempre em conjunto com duas assinaturas.
Manter atualizados os cadastros das Paróquias/Ramos já existentes. Cadastrar novos Ramos, indicando a Paróquia e a Área a que pertencem. Lembrando que para a divisão da Paróquia em mais de um Ramo, é necessário a anuência do Pároco.
Acompanhar e avaliar as Ações de Acompanhamento Domiciliar e Promoção do Idoso.
Verificar se as Coordenações Paroquiais estão preenchendo corretamente e enviando as Folhas de Acompanhamento e Avaliação Mensal Domiciliar do Idoso - FADI à Coordenação Nacional, até o dia 10 de cada mês.
Planejar semestralmente as atividades de capacitação da Pastoral da Pessoa Idosa em nível de Diocese/Setor, junto com as coordenações paroquiais/ramos e áreas. Encaminhando uma cópia do formulário de planejamento à Coordenação Nacional, quando necessitar de recurso.
Gerenciar os recursos financeiros recebidos: apoio financeiro mensal, apoio financeiro de líderes, capacitações, doações, promoções, e outras fontes.
Elaborar a prestação de contas referente aos recursos recebidos e utilizados pela Diocese/Setor, conforme orientações gerais sobre prestação de contas.
Analisar e arquivar mensalmente as prestações de contas das Paróquias/Ramos da sua Diocese.
Solicitar materiais educativos à Coordenação Nacional, de acordo com os planejamentos das atividades recebidos das Coordenações Paroquiais/Ramo e de Área.
Encaminhar, acompanhar e incentivar o uso dos materiais educativos da Pastoral da Pessoa Idosa.
Fazer o levantamento anual do estoque de materiais educativos da Diocese. Preencher e enviar à Coordenação Nacional da Pastoral da Pessoa Idosa, o Formulário de Levantamento de Estoque.
Manter atualizado o arquivo dos cadastros, prestações de contas, e planejamentos da Diocese/Setor e Paróquia/Ramo. Arquivar cópias de todos os documentos enviados a Coordenação Nacional da Pastoral da Pessoa Idosa.
Manter contato freqüente com capacitadores da Pastoral da Pessoa Idosa.

b) Visitar a Paróquias/Ramos:
Implantar a Pastoral da Pessoa Idosa nas Paróquias/Ramos e comunidades da sua Diocese/Setor, iniciando pelos mais pobres, sempre com o consentimento do pároco.
Visitar semestralmente todas as Paróquias/Ramos, de acordo com planejamento e cronograma, dando prioridade aos que estão iniciando o trabalho ou que estejam com dificuldades.
Acompanhar as capacitações e ações dos líderes realizadas nas áreas e comunidades.
Estar presente e acompanhar todos os momentos mais importantes da caminhada das coordenações paroquiais/ramos e de áreas.

c) Promover Assembléia Geral anual:
Avaliar e planejar as atividades da Pastoral da Pessoa Idosa
Apreciar as prestações de contas, os recursos recebidos, suas fontes, como foram empregados, saldo disponível e situação patrimonial.
Apresentar os convênios, contratos e compromissos vigentes.
Enviar propostas e recomendações à instância superior.
Aplicar as recomendações do Regimento Interno da Pastoral da Pessoa Idosa artigos 55 à 61.

d) Descentralizar as atividades:
Formar, manter e acompanhar a Equipe de Coordenação Diocesana, dividindo e distribuindo as diversas funções.
Formar equipes de capacitadores voluntários, que tem como missão capacitarem os Líderes da Pastoral da Pessoa Idosa, nas ações de acompanhamento domiciliar e promoção do idoso, dentre outras.
Formar equipes de apoio, que atuam em ações eventuais como comemoração de datas significativas, palestras, promoções e outras.
Incentivar a participação dos membros da Pastoral da Pessoa Idosa nos Conselhos Locais e Municipais de Direitos dos Idosos, divulgação do Estatuto da Pessoa Idosa e outros.
Promover articulações com autoridades públicas e dirigentes da iniciativa privada.
Articular-se com as Pastorais Sociais, Conselhos Diocesanos, Paroquiais e Comunitários de Pastoral.

e) Perfil do coordenador diocesano:
Conhecer e amar a Pastoral da Pessoa Idosa;
gozar da confiança da igreja;
Ter espírito missionário;
Ter disponibilidade de tempo para viagens;
Visitar as Paróquias/Ramos e acompanhar seu desempenho;
Participar das assembléias eletivas nas Paróquias/Ramos;
Estar comprometido com o trabalho comunitário;
Ter facilidade de comunicação, ser bom articulador, saber organizar, delegar, animar e celebrar a caminhada;
Formar equipe.