Coordenação Paroquial / Ramo

a) Acompanhamento do Líder comunitário:
Para o líder realizar um bom trabalho com as pessoas idosas e as famílias de sua comunidade, é importante que ele esteja seguro de suas atividades. Para isso, ele precisa receber a capacitação básica da Pastoral da Pessoa Idosa que o ajude a desenvolver suas habilidades como líder.
Como as pessoas não aprendem tudo numa única capacitação, é importante também que ele seja acompanhado mais de perto em suas atividades.
É o coordenador paroquial/ramo que vai fazer esse acompanhamento:
visitando pessoalmente a comunidade ao menos duas vezes ao ano para observar o líder em suas atividades de acompanhamento e promoção do idoso;
realizando uma ou duas reuniões ao ano com líderes das comunidades da sua paróquia/ramo.

Visitando a comunidade
O que observar no acompanhamento do líder a uma visita domiciliar:
número de idosos cadastrados por líder.
Se o líder tem os materiais necessários para desempenhar a sua missão junto às famílias.
Se o líder consegue visitar mensalmente todos os idosos cadastrados.
Se ele entende que visita significa essas 3 coisas acontecerem juntas: conversar com os idosos, saber da sua situação, acompanhar os indicadores.

O que observar acompanhando uma Reunião para Reflexão e Avaliação
Se o líder vem para a reunião com o resumo do caderno preenchido.
Se há dúvidas no preenchimento do caderno.
Se estão discutindo as dificuldades das pessoas idosas ACOMPANHADAS.
Se a FADI está sendo preenchida na reunião.
Se estão utilizando o Boletim da Pastoral da Pessoa Idosa como veículo de formação contínua.

Realizar reuniões com coordenadores comunitários e líderes para avaliar os trabalhos, fortalecer a amizade e animar a caminhada. Nestas reuniões é importante seguir o método VER, JULGAR, AGIR, AVALIAR e CELEBRAR, da seguinte forma:

No momento do VER: Conversar sobre o trabalho nas comunidades utilizando os relatórios recebidos da Coordenação Nacional, acompanhando os dados pelo sistema de informação e as observações feitas nas visitas às comunidades. Ver se todos têm o material básico para realizar o trabalho e se a comunidade está preenchendo as FADIs; verificar número de idosos por líderes, verificar se é necessário mais capacitações para reforçar o trabalho ou para capacitar novos líderes; se houve morte de idosos, refletir sobre as causas da devolução de FADI, se existem comunidades que precisam ser visitadas com maior freqüência e urgência.

No momento do JULGAR: Quais alternativas deverão ser buscadas para ir melhorando a situação das pessoas idosas em nossas comunidades? Precisamos captar mais lideranças? Precisamos conversar com o pároco ou com representantes dos serviços de saúde e outras pastorais e entidades? Como é nossa participação no Conselho Municipal dos Direitos do Idoso? Neste momento é importante ouvir todas as opiniões e sugestões.

No momento do AGIR: com base nos resultados dos momentos anteriores, planejar as visitas às comunidades, as capacitações necessárias e outras ações para fortalecer e animar os líderes na caminhada.

b) Incentivar e organizar a capacitação de líderes:
Ao constatar a necessidade de capacitação, o coordenador paroquial/ramo precisa:
Elaborar o planejamento semestral de capacitação para encaminhar ao coordenador diocesano/setor.
Agendar junto com o capacitador a capacitação do líder da Pastoral da Pessoa Idosa de acordo com a disponibilidade dos líderes.

c) Participar de reuniões para avaliação e planejamento e de assembléias:
É importante o contato com outros coordenadores paroquiais/ramos e o coordenador diocesano/setor. Para isso, é necessário participar dos encontros realizados pela Coordenação Diocesana/Setor ou de Área para articular, planejar, trocar experiências e avaliar os resultados do trabalho dos líderes nas comunidades. Participar da assembléia anual do setor para avaliação, planejamento, análise das contas e demais assuntos referentes à caminhada da Pastoral da Pessoa Idosa. Prestar contas dos recursos recebidos do Apoio Financeiro Mensal para a coordenação diocesana/setor.

d) Formar equipe de apoio:
É importante buscar voluntários e parcerias que possam contribuir nas Ações da Pastoral da Pessoa Idosa. Para isso, deve-se identificar as ações que os voluntários podem ajudar a desenvolver e possibilitar a capacitação destas pessoas.

e) Promover a articulação com o pároco, outras pastorais, movimentos e secretarias municipais:
O coordenador paroquial/ramo necessita participar do CPP (Conselho de Pastoral Paroquial) ou indicar alguém da equipe para participar, bem como articular com as Unidades de Saúde de referência para o atendimento aos idosos acompanhados pela Pastoral da Pessoa Idosa. É importante também participar e incentivar a participação de coordenadores e líderes nos Conselhos Municipais de Defesa do Direito dos Idosos, de Saúde e outros.

f) Implantação e ampliação da Pastoral da Pessoa Idosa:
Para implantar ou ampliar a Pastoral da Pessoa Idosa é importante:
fazer um levantamento das comunidades e priorizar as mais pobres para iniciar os contatos.
procurar pessoas que sejam conhecidas na comunidade para ajudar na busca por lideranças (pároco, catequistas, professores etc), visitar às famílias ou utilizar os meios de comunicação locais para divulgar as ações da Pastoral da Pessoa Idosa;