Dioceses do Maranhão realizam assembleias eletivas

O ano de 2017 começou com diversas atividades da Pastoral da Pessoa Idosa no estado do Maranhão. Encontros, capacitações e assembleias eletivas nas dioceses que compõem o estado, deram início aos trabalhos dos voluntários da Pastoral da Pessoa Idosa no estado.

A diocese de Bacabal/MA, realizou no dia 18 de fevereiro a assembleia eletiva da nova coordenação diocesana. Com a participação de mais de 35 pessoas, entre elas coordenadores, facilitadores e líderes da PPI, com destaque para a presença acolhedora do Padre José Geraldo e mais paroquianos da cidade de Pedereiras/MA, que participaram do encontro com o objetivo de conhecer a PPI e assim realizarem a implantação da mesma no município, onde já desenvolvem atividades com pessoas idosas e agora iram formar a Pastoral na paróquia.

Durante a assembleia foi avaliada a caminhada da PPI na diocese, estudo e planejamento das metas para 2017 e também a eleição da nova coordenadora diocesana, Irmã Terezinha Shnoider, religiosa da Congregação das Irmã Paroquiais São Francisco, atual coordenadora paroquial da PPI na cidade de Brejo de Areia, indicada pela maioria dos presentes e já ratificada pelo Bispo Diocesano Dom Armando OFM.

No início de março foi a vez da diocese de Brejo realizar sua assembleia e escolher a nova coordenadora diocesana. A sra. Maria Helena Carneiro, atual coordenadora da PPI na paróquia da Catedral de Brejo, foi escolhida para a nova função. Além de coordenadora paroquial, Maria Helena também é facilitadora do Guia do Líder da PPI.

Além da eleição, a assembleia também aproveitar para discutir a situação social dos idosos no Brasil e no estado do Maranhão, a atuação em conjunto com as pastorais sociais e a CNBB. A Assembleia foi encerrada com a celebração Eucarística presidida pelo Sr. Bispo Diocesano, Dom José Valdeci Mendes, bispo referencial das Pastorais Sociais do regional NE-5.

Colaboração: Maria José Rios de Souza