Presidente da PPI comenta o tema da Assembleia Geral dos Bispos

dom peruzzo 1200x762 cEstá em andamento até 5 de maio, em Aparecida (SP), a 55ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), reunindo 370 bispos.

O Arcebispo de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo, que é o presidente da Pastoral da Pessoa Idosa Nacional, foi quem esteve à frente da comissão que debateu e definiu o tema central desta Assembleia: “Iniciação à vida cristã”. O texto-base preparado pela comissão passará por análises durante a Assembleia e após aprovação será o mais novo documento da CNBB.

Sobre a temática Dom Peruzzo explica que a iniciação à vida cristã é a mais urgente das demandas evangelizadoras da Igreja, mas defende que este não é um tema novo. De acordo dom Peruzzo, já foi apresentado e reapresentado desde o Concílio Vaticano II. “É um caminho que já tem história, mas que requer uma mudança de mentalidade e, para isso, é preciso uma geração ou mais”, disse.

Questionado sobre o que a CNBB pretende estimular ou incentivar até 2019, dom Peruzzo é enfático: “Nós não seremos comunidades de comunidades se não formos cristãos que levam consigo sadias experiências de encontro com Jesus Cristo, nós não seremos Igreja missionária se o nosso anúncio de Jesus Cristo não é precedido de um encontro pessoal com ele, nós não seremos nunca uma Igreja profética se faltar aquele caráter ‘fundante’ da experiência internalizada, de sentir Jesus Cristo na própria vida. Então o que a Igreja pretende é falar como Igreja (…). Na verdade, não queremos reinventar a roda, mas redescobrir a circularidade que às vezes esquecemos que ela tem”, conclui.

* com informações da CNBB