Dom Pedro Fedalto completa 90 anos

Neste domingo, 28, completaram-se 50 anos da ordenação episcopal de Dom Pedro Fedalto. Dom Pedro é um exemplo de vitalidade e disposição. Hoje, Acerbispo Emérito de Curitiba, além de outras ocupações, também é o Assessor Eclesial da Pastoral da Pessoa Idosa da Arquidiocese de Curitiba. A Pastoral da Pessoa Idosa parabeniza Dom Pedro Antônio Marchetti Fedalto, por ocasião do seu 90º ano de vida, comemorados no último dia  11 de agosto e 50 anos de episcopado. Confira abaixo a mensagem que Dom Pedro nos traz sobre esta data:

90 ANOS DE VIDA E JUBILEU DE OURO DE MINHA ORDENAÇÃO EPISCOPAL
Por Dom Pedro Antônio Marchetti Fedalto, Arcebispo Emérito de Curitiba

No mês vocacional de agosto de 2016, ao completar 90 anos de idade e 50 de Bispo, volto-me para Deus a fim de entoar o mais profundo hino de ação de graças por tudo o que recebi do Senhor Deus Pai, por meio de seu Filho Jesus Cristo no dom do Espírito Santo.

Na minha longa existência, Nossa Senhora do Carmo sempre me acompanhou e protegeu com seu carinho de Mãe, através do Escapulário, tendo-o recebido desde criança. Como seminarista no curso de Teologia, inscrevi-me na Ordem Terceira Carmelita, fazendo a profissão, como presbítero com Frei Bartolomeu Bewer, Carmelita, a 08 de dezembro de 1955, na igreja de Nossa Senhora do Carmo, no Boqueirão, Curitiba. O Superior Geral Carmelita, Frei Falco Thuis, afilhou-me à Ordem Primeira Carmelitana, sem ter feito o noviciado, a 11 de fevereiro de 1978.

Depois de Deus e Nossa Senhora do Carmo, confesso-me profundamente grato a meus pais Jacob (Giácomo) Fedalto e Corona Marchetti, que me deram a vida e uma sólida educação cristã. Juntamente com ele, sou sinceramente grato a meus irmãos, cunhado, cunhadas, sobrinhos e sobrinhas, até sobrinhos netos.

Entre os agradecidos, incluo com muita gratidão meu professor do curso primário e catequista Luiz Lorenzi, que me encaminhou ao Seminário São José de Curitiba.

Sou muito grato a meus formadores do Seminário São José os Padres Lazaristas (Vicentinos) e igualmente aos formadores do Seminário Central da Imaculada Conceição do Ipiranga, S. Paulo, nos cursos de Filosofia e Teologia.

Um agradecimento especialíssimo devo a Dom Manuel da Silveira D’Elboux, que me ordenou presbítero, a 06 de dezembro de 1953. Minha primeira nomeação foi ser seu secretário, vivendo com ele de 20 de janeiro de 1954 até sua morte, a 05 de fevereiro de 1970. Foi ele que me ensinou a ser padre e bispo, indicando-me para ser seu Bispo Auxiliar, ordenado, a 28 de agosto de 1966 e insistindo veemente com o Núncio Apostólico, Dom Umberto Mozzoni, para permanecer seu Bispo Auxiliar em 1969, até a morte pouco depois.

Quero incluir em meu agradecimento meus sucessores Dom Moacyr José Vitti, de saudosa memória e Dom José Antônio Peruzzo e meus seis Bispos Auxiliares, Dom José Joaquim Gonçalves, Dom Albano Bortoletto Cavallin, Dom Domingos Gabriel Wisniewski, CM, Dom Ladislau Biernaski, CM, Dom Moacyr Jose Vitti, CSS e Dom Sérgio Arthur Braschi, Bispos do Paraná, Brasil e América Latina, presbíteros, diáconos, religiosos, religiosas, seminaristas e leigos e desde que sou emérito aos Padres do Seminário S. José.

É com muita veneração que saúdo os Papas: Paulo VI, nomeando-me Bispo Auxiliar e Arcebispo de Curitiba, S. João Paulo II, com profunda gratidão pela visita a Curitiba, 05 e 06 de julho de 1980, o Papa Bento XVI, encontrando-me em Roma, a 16-11-2005 e o Papa Francisco em sua visita ao Brasil, em Aparecida, na Jornada Mundial da Juventude, 24-07-2013.

Quero nestas duas datas tomar com toda a sinceridade as palavras do Evangelho de S. Lucas, 17,10: “Assim também vós, quando tiverdes cumprido todas as ordens, dizei: Somos servos inúteis, fizemos apenas o que devíamos cumprir”.