Pastoral da Pessoa Idosa participa do 3º Encontro da Rede Envelhecimento com Direitos, promovido pela Cáritas, em Cuba

Aconteceu em Cuba, no período de 21 a 23 de novembro, o III Encontro Regional da Rede Envelhecimento com Dignidade e Direitos, promovido pelo PRAM- Programa da Cáritas Regional para Idosos na América Latina e no Caribe. A Pastoral da Pessoa Idosa foi representada pela coordenadora nacional, Irmã Terezinha Tortelli e Áurea Barroso, do estado de São Paulo. A delegação brasileira que participou do Encontro em Cuba ainda foi composta por representantes da Associação Reciclázaro (Padre José Carlos e duas as assessoras, Andréa Pascai e Fabiana Abdou ).

A Cáritas Internacional é uma confederação de 164 organizações humanitárias da Igreja Católica que atua em mais de duzentos países. A Cáritas está no Brasil há 60 anos, como um organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), organizada em uma rede com 183 entidades-membros, com 12 regionais.

Abaixo você confere a entrevista de Andréa Poscai, Assistente social da Associação Reciclázaro, para o Jornal da 3ª Idade:

 

Para saber o que representou esse encontro, o Jornal da 3ª Idade conversou com a assistente social da Associação Reciclázaro, vice-presidente da Associação Nacional de Gerontologia de Santa Catarina Andréa, Gadiolli Fidêncio Poscai.


Jornal da 3ª Idade – O que é a Rede de Envelhecimento com Dignidade e Direitos? Quem participa dela?

Andréa Poscai– A Rede é um espaço de comunicação constituído formalmente em novembro de 2013 para promover a dignidade e direitos das pessoas idosas, tendo-os como protagonistas, construindo uma sociedade para todas as idades. É o resultado do trabalho de reconhecimento, coordenação, colaboração e ação conjunta através de diversas plataformas de encontros desenvolvidos desde 2004 no âmbito do Programa da Cáritas Regional para Idosos na América Latina e no Caribe (PRAM). Conformamos uma rede de organizações solidárias da Igreja e organismos não governamentais da sociedade civil que trabalham na promoção da dignidade e direitos das pessoas idosas desde o seu protagonismo acompanhando iniciativas e processos de incidência pública, facilitação do diálogo intergeracional, investigação, formação social e incidência pública construindo assim, uma sociedade para todas as idades. Assumimos o marco de orientação do Plano Internacional de Madrid, os instrumentos internacionais de Direitos Humanos e a Carta de San José da Costa Rica sobre os direitos das pessoas idosas da América Latina e Caribe.


Jornal da 3ª Idade– Como ela se reúne e que trabalhos desenvolve?

Andréa Poscai– A rede se reúne fisicamente uma vez ao ano, normalmente num dos países participantes, mas durante o ano procuramos trocar experiências compartilhar nossas angustias e os avanços do tema em nosso pais. Participam: Caritas Peru, Caritas Bolívia, Caritas Cubana, Fundação para o Bem-Estar do Idoso da Arquidiocese do México – FUNBAM, Pastoral Social Arquidiócesis de Panamá, Red Latinoamericana de Gerontología – RLG, Caritas Chile, Pastoral da Pessoa Idosa– Conferência Nacional Bispos e Associação Reciclázaro.

 

Jornal da 3ª Idade– Quantas pessoas estiveram presentes nesse encontro de Cuba?

Andréa Poscai– Participaram deste encontro mais de 20 pessoas entre coordenadores e dirigentes das organizações e membros da Cáritas Cubana.

 

Jornal da 3ª Idade– Qual foi o tema do evento? Foi tirado algum documento?

Andréa Poscai- Os principais objetivos deste encontro foram o resgate da memória histórica do PRAM, que, com a cooperação e assessoria de Cáritas da Alemanha e o governo Alemão contribuiu para a criação e fortalecimento das capacidades de trabalho com as pessoas idosas. Esse encontro também teve o objetivo de favorecer o intercâmbio de experiências que promovam a participação protagônica das pessoas idosas. Neste sentido, a Caritas Cubana compartilhou um resumo dos seminários: “Práticas para um Bom Envelhecer”, realizadas em diferentes comunidades do país. Outros participantes da Rede apresentaram suas contribuições neste tema.

 

Jornal da 3ª Idade– Como é possível participar da Rede?

Andréa Poscai– Ainda estamos construindo um regimento interno da Rede afim de elaborarmos melhor a forma de inclusão de novos membros, seu funcionamento. Assim que estiver pronto, vamos fazer divulgação.

Fonte: Jornal da 3ª Idade