Pastoral da Pessoa Idosa da Arquidiocese realiza encontro na Basílica Santuário de Nazaré

Com o objetivo de capacitar e preparar voluntários que atuam diretamente nas Paróquias, a Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) da Arquidiocese de Belém em parceria com a Basílica Santuário de Nazaré promoveram na manhã deste sábado,18, o I Encontrão 2017 de Líderes e Coordenadores de Pastorais da Pessoa Idosa da Arquidiocese. O evento reuniu cerca de 50 Paróquias que integram a Região Metropolitana de Belém.

A programação teve início as 8h com uma missa na Basílica Santuário de Nazaré presidida por Dom Teodoro Mendes Tavares, Bispo Diocesano de Ponta de Pedras, no Arquipélago do Marajó, e concelebrada pelo Padre Barnabita Giovanni Incampo, Pároco da Paróquia de Nazaré.

Em sua homilia, Dom Teodoro agradeceu a atuação e presença de todos os voluntários na Pastoral da Pessoa Idosa: “Louvamos a Deus neste dia pelo empenho e dedicação de cada um de vocês nessa abençoada missão, que Jesus e Maria os capacitem cada vez mais a dar amor e carinho aos que tanto nos ajudaram nessa vida, os idosos são fonte de sabedoria e inteligência, quem sabe ouvi-los sabe ouvir a voz de Deus também”.

Logo após a missa todos os coordenadores e líderes da Pastoral da Pessoa Idosa das Paróquias da Arquidiocese de Belém participaram de uma capacitação do Centro Social de Nazaré. A programação contou com a palestra do Dr. Waldir Macieira, Defensor dos Direitos da Pessoa Idosa do Ministério Público do Pará, além de momentos de descontração e troca de experiências.

Criada em 1993 a Pastoral da Pessoa Idosa no Brasil tem por objetivo assegurar a dignidade e a valorização integral das pessoas idosas, através da promoção humana e espiritual, respeitando seus direitos, num processo educativo de formação continuada destas, de suas famílias e de suas comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político, para que as famílias e as comunidades possam conviver respeitosamente com as pessoas idosas, protagonistas de sua auto-realização.

Texto e fotos: Aline Andrade – ASCOM Basílica Santuário de Nazaré