Vacinação contra a gripe: Campanha Nacional já iniciou

vacinacao ppiA Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe de 2017 já teve início (no dia 17 de abril) e a população idosa é um dos públicos prioritários. Para quem tem 60 anos de idade ou mais a vacina está disponível gratuitamente nos postos de saúde, pelo Sistema Único de Saúde – o SUS, e protege contra os três subtipos do vírus da gripe mais comuns no país: A/H1N1, A/H3N2 e influenza B.

É importante ressaltar que idosos e também os demais públicos prioritários devem se vacinar todos os anos, já que a imunidade contra os vírus cai progressivamente. Além disso, o vírus da gripe passa por mutações frequentes.

Para receberem a vacina, os idosos devem apresentar documento de identidade no posto de saúde. A campanha vai até o dia 26 de maio.

Outros grupos

Os outros grupos que poderão tomar a vacina são: crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional; trabalhadores da saúde; povos indígenas; pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis e outras condições clínicas especiais e professores das escolas públicas e privadas.