- Detalhes
- Categoria Pai: ROOT
Neste ano, uma inovação: a Assembleia foi realizada por meio de videoconferência
No dia 17 de maio ocorreu a assembleia nacional anual da Pastoral da Pessoa Idosa, com uma inovação: pela primeira vez o evento aconteceu em ambiente virtual. A transmissão ocorreu na sede da CELEPAR - Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná, contando com a presença da coordenação nacional da PPI neste espaço e de 67 pontos conectados pelo Brasil, representantes da quase totalidade dos Estados.
A Assembleia contou com a presença do Presidente da PPI, o Arcebispo de Curitiba Dom José Antônio Peruzzo, o Presidente da CELEPAR, Sr. Jacson Carvalho Leite, da Coordenadora nacional da PPI, Ir. Terezinha Tortelli e do seu vice, Padre José Aparecido Pinto, dos membros da Diretoria Executiva da PPI, dos conselheiros do Conselho Econômico, a Coordenação da PPI da Arquidiocese de Curitiba. Os Coordenadores estaduais, na maioria conectados desde os seus Estados. Estavam também representados ao vivo a Coordenadora do Paraná e o Coordenador do Rio Grande do Norte.
A Pastoral da Pessoa Idosa está presente em 859 municípios de todos os estados do Brasil. Conforme dados do 4º trimestre de 2016, são acompanhadas 139.539 pessoas idosas através de 19.151 líderes comunitários.
Resultados 2016 e metas 2017
A Assembleia foi o momento de rever os resultados de 2016 e planejar e validar em conjunto as metas e expectativas para 2017, somando forças nas diversas representações da entidade. Na fala de abertura da assembleia, Dom Peruzzo comentou a leitura do Evangelho do dia – João , 15, 1-8, trazendo da leitura a mensagem de que é o amor à pessoa idosa que move a Pastoral: “Não pedimos que atenda a caprichos nossos, mas sim a tudo o que precisamos para cuidar de nossos idosos”.
A Ir.Terezinha Tortelli, coordenadora nacional da PPI, conduziu a retrospectiva do ano de 2016, comentando os percentuais alcançados das metas estabelecidas para o ano. Ela apontou entre as metas alcançadas, a realização dos encontros regionais nas cinco regiões brasileiras e destacou ações como a capacitação de novos líderes e de novos coordenadores, além de explicar um pouco sobre os projetos executados em 2016 e os projetos encaminhados para execução em 2017.
Entre os temas debatidos pelos participantes esteve o levantamento do perfil dos idosos atendidos por meio dos Indicadores de Fragilidade. Neste momento participantes de diversos pontos reforçaram a importância da realização deste levantamento: “Como resultados destes indicadores podemos verificar e justificar onde estão as pessoas idosas, para apresentar os projetos”. “O material dá base para políticas públicas”, comentaram no chat na videoconferência.
As metas até a próxima assembleia apontadas incluem o aumento do número de pessoas idosas acompanhadas, líderes e paróquias, utilização do sistema de informação da PPI para acompanhamento de FADOPIs mensalmente, encontros regionais, materiais de comunicação, entre outros. “Encaminhamos as metas para serem definidas em conjunto por meios virtuais no prazo de até uma semana e logo que definidas, divulgaremos”, comentou a Ir. Terezinha.
Destaque para a Ação entre Amigos
O Padre José Aparecido ressaltou na Assembleia a importância da 2a edição da Ação entre Amigos, para que todos já planejem ações para divulgar e envolvam as comunidades em benefício desta importante ação. O Padre enfatizou o benefício que trouxe a primeira edição desta ação realizada.
Fechamento
No fechamento da assembleia, Dom Peruzzo abençoou a todos participantes e lembrou que estamos em ano Mariano – pelos 300 anos da aparição de Nossa Senhora Aparecida. Ainda deixou uma mensagem a todos que fazem parte desta pastoral em todo o Brasil: “Deus se fez pequeno não só porque nos amava, mas porque amava aos pequenos. Todos os assuntos vistos aqui são desdobramentos de uma motivação fundamental – a solidariedade”.