Assembleia de Roraima tratou de desafios e soluções para realizar os trabalhos

IMG 20170605 WA0020No início do mês de junho aconteceu na capela Consolata a Assembleia Anual de Boa Visa (RR) da Regional Norte 1. Estavam presentes 7 líderes e coordenadoras da região.

A assembleia privilegiou a fala das integrantes da Pastoral da Pessoa Idosa sobre os desafios que encontram ao realizar o trabalho, como equipe reduzida para atender a grande demanda e problemas de saúde que algumas líderes enfrentam. Outra dificuldade levantada foi a distância entre as paróquias de Boa Vista e do interior, o que faz com que os encontros das líderes da PPI não ocorram com a periodicidade desejada.

O grande desafio da PPI de Boa Vista é aumentar a equipe e conseguir parcerias com jovens para dar apoio e ajudar a desenvolver os trabalhos, principalmente a visitação na casa das pessoas idosas e organização de outros eventos.

A Coordenadora da Regional Norte 1 – Amazonas e Roraima, Vera Lúcia Gama de Souza, esteve presente e enfatizou a necessidade em conseguir realizar reuniões mensais com as líderes e o envio da Folha de Acompanhamento Domiciliar da Pessoa Idosa – FADOPI, que é um dos componentes da metodologia da PPI: Ver, Julgar, Agir, Celebrar e Avaliar. A reunião mensal para reflexão e avaliação, com a confecção da FADOPI e o envio da mesma, significa que após o trabalho executado, verificam-se os resultados. Como nos diz o Evangelho de Marcos 6, 34-44 - texto que fundamenta a metodologia da PPI – “...sim Senhor, todos ficaram satisfeitos e ainda sobraram 12 cestos cheios de pedaços de pães e de peixes. As FADOPIs na PPI significam esses 12 cestos. É o 5º passo da metodologia: Avaliar. Elaborando a FADOPI e enviando para a coordenação nacional, as pessoas acompanhadas em cada comunidade somam-se às outras milhares que também são visitadas em todo o Brasil. É uma forma também de valorizar a missão dos Líderes comunitários.

O encontro também contou com declamações de poesia do senhor Adelson, participante do grupo de idosos do SESC. A missa na capela Consolata encerrou a assembleia. 

 

site

site 1