- Detalhes
- Categoria Pai: ROOT
Com uma cultura de paz e amor, a violência contra a pessoa idosa será vencida
Com a certeza de que tratar bem a pessoa idosa é tocar a carne do próprio Jesus (Papa Francisco), a PPI da Diocese de Campina Grande - PB viveu com muita dedicação o dia 15 de junho, Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.
Durante todo o dia foram realizadas atividades com participação da comunidade paroquial e membros da Pastoral.
Por ser também dia de Corpus Christi, a Celebração Eucarística e em seguida adoração ao Santíssimo, como ato de entrega ao Coração Eucarístico de Jesus, todas as Pessoas Idosas mal tratadas, suas famílias e cuidadores. Momento também para invocar a sabedoria Divina para "Que cada Comunidade acompanhe com uma compreensão amorosa todos os que envelhecem" (São João Paulo II).
Após a missa aconteceu a panfletagem, que teve início no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro de Bodocongó. A mobilização é uma parceria entre a PPI e o CRAS e envolveu jovens, adultos e idosos.
Para a coordenadora diocesana da PPI local, Rosa Amélia Vitorino Guimarães, a ação do 15 de junho conseguiu grandes contribuições ao trabalhar com a população o tema da violência contra a pessoa idosa: “A Igreja tem o dever de zelar pelas pessoas idosas e de anunciar e denunciar quando descobre maus tratos à pessoa idosa. A PPI ajuda a cobrar punições e não descansa para que os idosos sejam vistos como cidadãos de direito e que por isso merecem ter a qualidade de vida respeitada”, comentou.