21 de setembro Dia Mundial do Alzheimer

Post PPI 21 setembro

21 de setembro, o Dia Mundial da Conscientização sobre a Doença de Alzheimer. A data foi instituída pela OMS (Organização Mundial de Saúde) para alertar a população sobre a importância de cuidar, reconhecer, enfrentar e aceitar a doença, lembrando não apenas que ela existe, mas que as pessoas que convivem com os doentes precisam de ajuda, apoio e orientação.

A Doença de Alzheimer é uma enfermidade incurável que se agrava ao longo do tempo, mas pode e deve ser tratada. Quase todas as suas vítimas são pessoas idosas. A doença se apresenta como demência, ou perda de funções cognitivas (memória, orientação, atenção e linguagem), causada pela morte de células cerebrais.

Estima-se que existam no mundo cerca de 44 milhões de pessoas com a Doença de Alzheimer. No Brasil, há cerca de 1,2 milhão de casos sendo dois terços deles, mulheres. Quando diagnosticada no início, é possível retardar o avanço e ter mais controle sobre os sintomas, garantindo melhor qualidade de vida ao paciente e à família.

Durante a Capacitação no Guia do Líder da Pastoral da Pessoa Idosa, os voluntários recebem informações importante sobre a doença e como melhor orientar a família do doente. Transmitir afeto é fundamental, principalmente às pessoas idosas com Alzheimer. Quando já não entendem mais o que falamos, elas compreendem o brilho no olhar, a maneira de falar das pessoas e sofrem com as broncas.

A ABRAZ – Associação Brasileira de Alzheimer tem um papel fundamental na orientação e apoio aos familiares de quem tem essa doença. Por isso a ABRAZ é uma grande parceira da PPI.

Vamos apoiar e participar dos eventos promovidos por esta Associação nesse Dia Mundial do Alzheimer.