Participe da Jornada Mundial dos Pobres – Semana da Solidariedade

cards semana7 site

Estamos em uma semana especial, a Semana Mundial dos Pobres. É tempo de nossos voluntários reforçarem a solidariedade humana às pessoas idosas, com atençãoespecial àqueles mais vulnerabilizados pela pobreza, doença ou abandono.

Com a convocação “Não amemos com palavras, mas com obras”, o papa Francisco, em sua mensagem para o Dia Mundial dos Pobres, traz a grande motivação para mais esta data que foi incluída no calendário da Igreja Católica mundial. O dia foi instituído como gesto concreto de encerramento do Ano Santo da Misericórdia, em 2016. Portanto, será celebrado pela primeira vez no próximo dia 19 de Novembro.

“Convido a Igreja inteira e os homens e mulheres de boa vontade a fixar o olhar, neste dia, em todos aqueles que estendem as suas mãos invocando ajuda e pedindo a nossa solidariedade. Este dia pretende estimular, em primeiro lugar, os crentes, para que reajam à cultura do descarte e do desperdício, assumindo a cultura do encontro. Ao mesmo tempo, o convite é dirigido a todos, independentemente da sua pertença religiosa, para que se abram à partilha com os pobres em todas as formas de solidariedade, como sinal concreto de fraternidade”, diz o papa Francisco em um trecho da mensagem.

No Brasil, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) confiou o processo de animação do Dia Mundial dos Pobres à Cáritas Brasileira. Neste sentido, para que toda Igreja e todas as pessoas de boa vontade vivam intensamente a proposta desta inciativa do papa Francisco, a Cáritas propõe uma semana de mobilizações marcadas por encontro positivos com os empobrecidos e empobrecidas do Brasil: a Jornada Mundial dos Pobres – Semana da Solidariedade.

Vivendo a JMP

Para animar esta primeira Jornada Mundial dos Pobres (JMP), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, por meio da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Transformadora e a Cáritas Brasileira enviaram para todas as dioceses, paróquias, movimentos e pastorais o subsídio com propostas criativas para que a iniciativa seja vivida e partilhada e o cartaz.

“A Jornada Mundial dos Pobres – Semana da Solidariedade será realizada a muitas mãos, são inúmeras pessoas, integrantes dos diversos serviços, pastorais, movimentos e organismos da Igreja Brasil e, com profunda abertura ao diálogo ecumênico e inter-religioso, com o rosto da família humana que somos. E seguindo a inspiração do papa Francisco, a Jornada Mundial dos Pobres – Semana da Solidariedade ‘vai ajudar as comunidades e cada batizado a refletir como a pobreza está no centro do Evangelho e tomar consciência de que não poderá haver justiça nem paz social enquanto Lázaro bater á porta de nossa casa(cf. Lc 1619-22)”, diz o texto de apresentação do subsídio, que além da mensagem do papa Francisco para este dia, traz duas atividades que podem ser realizadas separadamente ou de forma complementar. Trata-se das seguintes propostas: As Ruas Solidárias e as Rodas de Conversa. O subsídio traz ainda um roteiro celebrativo que servirá também como elemento para a preparação das celebrações dominicais, da Palavra ou Eucarística. 

 Baixe o subsídio da JMP aqui

Baixe o cartaz da JMP aqui

 

Fonte: Cáritas Brasileira

 

banner site jmp