Coordenadora Nacional da Pastoral da Pessoa Idosa, Irmã Terezinha Tortelli, visita Alagoas
- Detalhes
- Categoria Pai: ROOT
- Criado: 27 Setembro 2011
Irmã Terezinha, conheceu ações realizadas nas bases pelas lideranças dos diferentes setores de Alagoas.
Testemunho
Dona Carmelita, uma idosa acompanhada pela Pastoral recebeu um convite para ser líder da PPI e hoje acompanha 10 pessoas idosas. O convite e apoio foi tão fundamental que hoje dona Carmelita se emociona ao proclamar as maravilhas do Senhor em sua caminhada. Histórias como essas foram relatadas à Irmã Terezinha Tortelli, coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa, durante os quatro dias em que esteve no Estado de Alagoas, entre 21 e 24 de setembro.
“Estou muito feliz, o povo de Alagoas é um povo muito acolhedor, hospitaleiro, transmitem muito amor e carinho, assim compreendo e confirmo o que Dra. Zilda falava ao chegar a Curitiba após sua ultima visita a este Estado”, afirmou Irmã Terezinha.
Durante esse período, a coordenadora nacional da PPI encontrou as lideranças das três dioceses e Alagoas: Penedo, Palmeira dos Índios e Maceió. Foi recepcionada por padres e bispos, que manifestaram o apoio a missão da Pastoral da Pessoa Idosa. Conheceu as particularidades da ação e mostrou seu entusiasmo para todos em uma verdadeira maratona, agradecendo a todos pela dedicação...
Acolhida
No desembarque no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares em Maceió Irmã Terezinha foi recebida por varias lideranças da PPI que com muito deram boas-vindas com belas canções entoadas pelo Coral Mãe do Povo. Já no primeiro dia de visita a tarde Irmã Terezinha concedeu uma entrevista a imprensa e seguiu para Arapiraca acompanhada pelo coordenador estadual Sr. Crismédio Neto e membros da equipe estadual. No período da noite, participou de um jantar oferecido na casa da líder Anastácia onde passou a noite. O dia 22 foi marcado por encontros com padres, bispos e lideranças da PPI em Arapiraca (manhã) e Jacaré dos Homens (tarde).
Apoio
No dia 23 pela manhã Irmã Terezinha, o coordenador estadual da PPI de Alagoas Sr. Crismédio Neto e o coordenador das Pastorais Sociais da arquidiocese de Maceió Padre Rogério Madeiro, CM foram recebidos pelo governador de Alagoas Teotônio Vilela Filho em seu gabinete de trabalho. “Tenho muito respeito pela pessoa idosa. Infelizmente, no Brasil, ainda existe uma certa rejeição,quando na verdade temos muito que aprender com as experiências e a maturidade do idoso. Aqui em Alagoas,queremos nos aproximar da Pastoral e ver a melhor forma de apoiar esse trabalho” , afirmou o governador Teotônio Vilela.
Na tarde da sexta-feira (23.09), a Câmara Municipal de Maceió realizou uma sessão pública com o tema “Em defesa dos Direitos da Pessoa Idosa”, no Teatro do Colégio Marista no bairro do Farol em Maceió. A solenidade foi proposta pela Vereadora Fátima Santiago (PP) e presidida pelo vereador Galba Novaes.
A solenidade foi iniciada com a entrega do Título Honorário de Cidadã de Maceió à Irmã Terezinha Tortelli, Coordenadora Nacional da Pastoral da Pessoa Idosa, que dedicou a homenagem a todas as lideranças comunitárias que fazem visitas mensais a idosos carentes e fragilizados, com o intuito de incentivar um envelhecimento ativo e com dignidade. Também parabenizou seu discurso a atuação da Arquidiocese de Maceió ao implantar o Ano da Pessoa Idosa foi elogiado por vários bispos do Brasil com certeza contribuiu e contribuirá para a execução de ações semelhantes
“Vemos hoje um Brasil que não está preparado para atender essa população que cresce a cada dia. Que tipo de moradia, previdência, apoio ou assistência está sendo oferecido às pessoas idosas que não tem família?”, destacou Irmã Terezinha. Também destacou a necessidade da capital alagoana se tornar uma cidade amiga da pessoa idosa, para isso, é preciso que as “políticas públicas, serviços, ambientes e estruturas devem dar apoio às pessoas idosas, respeitando as decisões e o estilo de vida, e protejam aqueles que são mais vulneráveis. A cidade amiga do idoso deve favorecer o empoderamento e auto-estima dos idosos”, exaltou.
Amor
O sábado foi marcado pela visita as pessoas idosas da Casa do Pobre em Maceió, onde participou de uma Missa presidida pelo arcebispo dom Antonio Muniz e concelebrada pelo padre Bacilon e pelo padre Rogério, após a celebração Irmã Terezinha falou as lideranças e amigos da PPI presentes no encontro, num ambiente florido e alegre, que culminou com um farto almoço para todos os presentes. Na dedicação de coordenadoras e líderes que organizaram cada encontro, foi possível perceber o amor ao próximo que cada uma vive.
Alegria
“Quando fui convidada pelo Crismédio para vir a Alagoas ele me falava que viria para animar e motivar as nossas lideranças, hoje tenho certeza que eu é que estou sendo animada pelo carinho e testemunho que ouvi de varias lideranças durante esses dias inesquecíveis”, disse Irmã Terezinha, com a certeza de quem foi bem recebida por padres, bispos, coordenadores, líderes e amigos da Pastoral da Pessoa Idosa.
Por Crismédio Vieira Costa Neto - PPI/AL