“Vamos brincar no Museu da Vida?” de julho acontece em homenagem aos avós

Neste dia 26 de julho, quando é comemorado o Dia dos Avós, muita gente vai recordar dos móveis antigos, do cheiro da casa, das toalhinhas de crochê que compunham o cenário, junto com uma mesa recheada de muita comida gostosa e muito carinho... Mas também tem gente vai olhar para o cenário atual e perceber que a imagem daquelas pessoas de cabelo branco, cuidando da casa e aguardando a visita dos netos não é mais o único: hoje, com o aumento da expectativa de vida, os avós estão cada vez mais ativos e em maior número. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pessoas com mais de 60 anos já somam aproximadamente 20 milhões dos brasileiros – um crescimento de 16,5%, entre 2000 e 2012. Esse aumento significa também que, atualmente, as famílias têm mais avós convivendo com netos.

E qual a vantagem de crescimento de diferentes gerações convivendo juntas? “Essa presença, além do afeto – já que, em geral, os avós são mais afetuosos – permite também tratar questões de valores e princípios, e do respeito pela dignidade da pessoa. Este é um saber que os avós geralmente cultivam, e que é importante passar para as crianças, desde bebê, até a adolescência”, opina Irmã Veroni Medeiros, coordenadora do Museu da Vida e assessora técnica da área de desenvolvimento infantil da Pastoral da Criança.

Para promover uma troca de saberes entre essas gerações e celebrar Dia dos Avós, o Museu da Vida está preparando um dia especial: no mês de julho, o “Vamos Brincar no Museu da Vida?” terá como tema a convivência entre avós e netos. Várias ações estão sendo pensadas para a data, como o resgate de brincadeiras antigas, trocas de experiências e um espaço de “Chá da Vovó”. Outras atividades serão surpresas e devem envolver toda a família. O Vamos Brincar... acontece todos os meses, sempre no último domingo do mês. Em julho ele está marcado para o dia 26, a partir das 14h.

O Museu da Vida fica localizado na Rua Jacarezinho, 1691, Mercês. Para mais informações, acesse www.museudavida.com.br ou entre em contato pelo telefone (41) 2105-0250. Toda a família está convidada!