Dia dos Pais

O dia dos pais no Brasil é comemorado sempre no segundo domingo de agosto, ocasião de celebrar a família, a figura paterna e também de refletir sobre o papel do pai nos dias de hoje. Numa sociedade que valoriza o novo, convém pensar sobre a realidade dos pais idosos nas nossas famílias.

 


Do latim pater, a palavra pai designava originalmente toda pessoa que dava origem a outro ser. Hoje em dia já se adota o conceito de que pai é quem cria, e cada vez mais os pais estão se envolvendo na educação e criação dos filhos, desde os primeiros dias de vida. Na infância e adolescência, a figura do pai ainda é muito presente na vida dos filhos, seja em questões de educação e também de sustento. Com o passar dos anos e a independência dos filhos, os pais vão ficando em segundo plano e na velhice já não são mais tão importantes e muitas vezes deixados de lado.


O Papa Francisco, em mensagem por ocasião do dia de São José, pai de Jesus, lembra que “a missão de São José é certamente única e irrepetível, porque absolutamente único é Jesus. E, todavia, em seu proteger Jesus, educando-o para crescer em idade, sabedoria e graça, ele é modelo para todo educador, em particular para todo pai. São José é o modelo de educador e de pai, de pai. Confio, então, à sua proteção todos os pais, os sacerdotes – que são pais – e aqueles que têm um dever educativo na Igreja e na sociedade”.

À medida que os nossos pais envelhecem, requerem cada vez mais atenção, cuidados e carinhos. Quer vivam sozinhos ou com familiares, cuidar de idosos é um trabalho contínuo que exige algum trabalho de preparação e prevenção, assim como elevados níveis de alerta e uma boa dose de paciência. Cuidar dos pais idosos também passa pela companhia e conversa, ou seja, é importante que passem tempo de qualidade juntos. 


Neste dia dos pais, vamos refletir sobre o nosso cuidado e atenção que dispensamos aos pais que já são idosos e que necessitam do nosso carinho. E assim como o Papa Francisco nos pede, deixemos que os pais estejam sempre presentes nas nossas vidas, “Eles precisam de vocês, da vossa presença, da vossa proximidade, do vosso amor”.

Benção especial para o Dia dos Pais

Clique aqui e baixe uma benção especial para o dia dos pais