Coordenadora nacional da PPI participa do Encontro Estadual da PPI em Maceió

De 16 a 21 de novembro, a coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) – organismo ligado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Irmã Terezinha Tortelli, estará visitando a capital alagoana para participar do Encontro Estadual da Pastoral.

Este ano, o encontro que vai contar com representantes das três dioceses do Estado (Arquidiocese de Maceió, Diocese de Penedo e Diocese de Palmeira dos Índios) vai capacitar os facilitadores da PPI sobre o novo guia do Líder, que traz textos de apoio às ações da Pastoral. O encontro é uma parceria com o projeto "Transformando vidas: melhorando a qualidade de vida da pessoa idosa no Brasil".

 

O novo guia foi apresentado em assembleia realizada em maio com os coordenadores de cada unidade federativa do país. Agora, a irmã Tortelli está visitando os estados para fazer a formação necessária sobre o manual. Para o coordenador da PPI em Alagoas e representante do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, Crismédio Costa Neto, o guia “traz a missão do líder, que é capacitado para atuar em diferentes situações e também os objetivos da Pastoral, entre eles uma novidade, que é colaborar na construção da rede de apoio, atuando nas comunidades ou nas cidades para que se organizem os serviços à pessoa idosa”.

A sucessora da dra. Zilda Arns Neumann e cidadã honorária de Maceió (título recebido em 2011), também participará no dia 20 de um encontrão – aberto ao público, com líderes e voluntários da PPI na Paróquia São Paulo Apóstolo, no Conjunto Salvador Lyra. A visita será encerrada na manhã do sábado (21) com uma reunião com representantes da Pastoral em Rio Largo, na região metropolitana.

 

Veja também: Irmã Terezinha participa do Bom Dia Alagoas (17/11/15)

 

O Novo Guia

O novo Guia do Líder da Pastoral da Pessoa Idosa traz alguns textos de apoio, entre eles a proposta de um grupo de cardiologistas que procurou a CNBB pedindo colaboração na divulgação de uma nova técnica para corrigir a Estenose Aórtica, que é um estreitamento da válvula aórtica, uma doença que afeta aproximadamente 3% da população com idade superior a 75 anos. A nova técnica consiste no implante de uma válvula, uma técnica mais simples do que a usada até então.

Terezinha Tortelli

Irmã Terezinha Tortelli é natural de Jacutinga, no Estado do Rio Grande do Sul, pertence à Congregação das Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo - Província de Curitiba, formou-se em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná (PUC/PR), é pós-graduada em Planejamento Familiar pela Universidade do Chile e em Gerontologia Social pela PUC/RS.

A convite da Dra. Zilda Arns Neumann, coordenou a Pastoral da Criança no Estado do Paraná durante quatro anos - de 1994 a 1997. Em 1998 passou a fazer parte da equipe nacional da Pastoral da Criança. Com a fundação da Pastoral da Pessoa Idosa, em 2004, assumiu a função de secretária executiva. Foi também Conselheira no Conselho Nacional dos Direitos do Idoso (CNDI), de 2004 a 2008.

Veja mais:

Pastoral da Pessoa Idosa realiza encontro em Maceió - Jornal Semeador

Irmã Terezinha Tortelli fala sobre o trabalho da PPI - Jornal Semeador

 

Fonte: Arquidiocese de Maceió