Acompanhamento de centenários na Pastoral da Pessoa Idosa

Com a melhoria da qualidade de vida, os avanços na tecnologia e na medicina, e a redução da mortalidade entre os idosos, o século 21 é testemunha do aumento do número de pessoas centenárias. Estima-se que há no mundo cerca de meio milhão de pessoas com mais de cem anos, quase o triplo das existentes no início do século, apesar de a população mundial ter aumentado 20%.

 

Embora o prognóstico seja de que a população mundial aumentará 80% até o final deste século, estima-se que o número de pessoas centenárias se multiplicará por 60, chegando a mais de 26 milhões em 2100.

As pessoas com mais de cem anos representam uma pequena proporção dos 7,3 bilhões de habitantes do planeta, cerca de seis em cada cem mil habitantes ou uma em cada 16 mil. Mas a previsão é que, nas próximas décadas, a proporção aumentará rapidamente e, no final deste século, haverá 236 pessoas com mais de cem anos para cada cem mil habitantes, ou uma em cada 425. No Brasil, os centenários eram 13,8 mil em 1991. Segundo dados do último censo, de 2010, são cerca de 30 mil pessoas.

Se chegar aos 100 anos será cada vez mais comum, o obstáculo é alcançar um século de vida com saúde. A maior longevidade de aproximadamente cem anos é, certamente, uma benção para a maioria das pessoas de qualquer lugar. Mas o crescente número e a proporção de centenários e de idosos geram questionamentos aos programas e às políticas, como idade para aposentar, atenção médica, pensões, investimentos econômicos, impostos, serviços sociais, manutenção da saúde, reabilitação, cuidados e vida assistida.

A Pastoral da Pessoa Idosa acompanha mensalmente mais de 166 mil idosos em todo o Brasil. No ano de 2014 eram 215 centenários, sendo 158 mulheres e 57 homens e são muitos os relatos que recebemos, como esse enviado pela diocese de Coroatá, no Maranhão:

"Na Paróquia Santa Terezinha em Codó – MA, em seu primeiro mês de realização de visitas domiciliares a pessoas idosas, a líder Ivanilda Cunha das Neves Silva que é Agente Comunitária de Saúde, está tendo o privilégio de acompanhar a pessoa idosa centenária Maria Filomena dos Santos, nascida em 13 de agosto de 1916. E na primeira reunião mensal de lideres que aconteceu dia 13 de agosto de 2016, tivemos muito o que celebrar: o inicio das atividades de 15 novos lideres; mais 114 pessoas idosas acompanhadas na Diocese de Coroatá e os 100 anos de Filomena dos Santos, que tem 4 filhos, 4 netos e 4 bisnetos."