PPI participou da I Semana Estadual de Prevenção de Acidentes Domésticos com Idosos

IMG 9230No dia 20 de junho o deputado estadual Wilmar Reichembach realizou na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) uma audiência pública para debater a prevenção de acidentes com idosos, principalmente os que acontecem dentro de casa. Reichembach é o autor da lei 18.952/2017, que institui a Semana Estadual de Prevenção de Acidentes Domésticos com Idosos.

Na oportunidade também estiveram presentes o presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano, do deputado estadual Dr. Batista, médico e presidente da Comissão de Saúde da Alep, a Diretoria de Proteção Social Básica, Alzenir Sizanoski Santos, o assessor jurídico da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, Diego Santos Porto, o pastor da Assembleia de Deus, Aires Dutra Borges, o deputado estadual Evandro Araújo, a representante do Ministério Público do Paraná, Rosane Bevervanço e a presidente da Comissão dos Direitos do Idoso da OAB-PR, Rosângela Maria Lucinda, da coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa, Irmã Terezinha Tortelli além de demais lideranças do setor da saúde e da atenção à pessoa idosa.

Ir. Terezinha apresentou o trabalho que a Pastoral da Pessoa Idosa vem desenvolvendo já há 12 anos e trouxe ao evento os números coletados pela entidade, que já ultrapassa os 30 mil idosos no Paraná. “Nosso trabalho é ir de casa em casa orientando as famílias principalmente aquelas que vivem em maior vulnerabilidade, em diversos aspectos, inclusive em como prevenir acidentes simples que podem acontecer no ambiente doméstico”. De acordo com Tortelli, em dez anos de trabalho a Pastoral diminuiu em 30% os registros das quedas em pessoas idosas acompanhadas pela entidade.

IMG 9343