PPI realiza Encontro Regional Norte em Belém do Pará

Encontro 4

As Pastorais da Pessoa Idosa dos Regionais Norte 1, Norte 2 e Noroeste da CNBB realizaram, em Belém do Pará, um Encontro Regional. O evento reuniu lideranças da Pastoral que atuam nos estados do Acre, Rondônia, Amazonas, Roraima, Pará e Amapá.

O encontro iniciou com uma Campanha Educativa na tarde de terça-feira, 7 de novembro, num espaço público. A abertura do evento se deu com a composição da mesa e oração inicial presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo de Belém (PA).

Compuseram a mesa, além do Arcebispo, a coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa, Irmã Terezinha Tortelli, a coordenadora regional Norte 2 da Pastoral da Pessoa Idosa, Vera Lúcia Lopes, a assistente social Thaís Loélia Machado, do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), a médica Laiane Moraes Dias, da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, a advogada Letícia Bitar da Comissão de Defesa da Pessoa Idosa (OAB) e a professora Walquiria Alves, presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa.

As autoridades debateram sobre o tema: "As Instituições e seus trabalhos realizados como fomentadores de Boas Novas à pessoa idosa", e tiveram a oportunidade de expor os trabalhos realizados por suas respectivas instituições na promoção da dignidade da pessoa idosa. Além das palestras de todos os que compuseram a mesa, essa campanha foi marcada pela distribuição da cartilha “Direitos da Pessoa Idosa: Respeito, Solidariedade e Cidadania”, além de um panfleto explicativo sobre o Disque 100 da SDH.

Este momento foi aberto a pessoas idosas, coordenadores, líderes, outras pastorais e pessoas que trabalham em instituições que atendem a pessoas idosas. Em torno de 200 pessoas participaram ativamente do encontro.

O Coral do Hospital Cynthia Charone também apresentou canções e proporcionou um momento de descontração e alegria para os participantes. Após este momento, todos tiveram a oportunidade de se dirigir à Basílica Santuário de Nazaré para celebração Eucarística.

Nos dias que se seguiram, de 8 a 10 de novembro, teve início a Oficina de “Formação do Coordenador da PPI”, sob a responsabilidade da Irmã Terezinha Tortelli, coordenadora nacional da PPI, e de Elza de Andrade Colonhese Gama, que faz parte da Equipe Nacional Ampliada da PPI.

 

Encontro 4

Encontro 1

Encontro 2

Encontro 3