PPI do Sudeste realiza Encontro Regional

destaqueEntre os dias 16 e 19 de agosto de 2018, aconteceu em Vila Velha (ES) o Encontro Regional da PPI do Sudeste, do qual participaram os coordenadores diocesanos de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Durante o encontro, também houve um evento externo na tarde do dia 16, com a participação de várias entidades ligadas à defesa dos direitos da pessoa idosa. Esse evento ocorreu no auditório do Centro Educacional Agostiniano, no centro de Vitória, onde se trabalhou a temática dos Direitos da Pessoa Idosa com o tema: Levantando a voz para o empoderamento das pessoas idosas e seus direitos.

Após uma linda abertura com a Banda de Congo Beatos de São Benedito, grupo que mostrou parte da cultura local, houve a formação da mesa de debates composta das seguintes entidades:

SBGG – Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia com a participação da Dra. Waleska Binda;

MP/ES – Ministério Público com Dra Sandra Mª Ferreira de Souza;

CEDDIPI – Conselho Estadual dos Direitos e Defesa da Pessoa Idosa, com a Sra Esther Nogueira;

PPI/Nacional – Pastoral da Pessoa Idosa com Ir. Terezinha Tortelli;

PPI/Vitória – com Sra Adriana Nunes – coordenadora da Arquidiocese de Vitória

A plateia foi formada por mais de 100 pessoas, entre representantes do Sindinapi-ES e COMID Vitoria, líderes comunitários da PPI e diversos coordenadores diocesanos de Minas, Rio e Espírito Santo.

Nos dias que se seguiram, houve a formação para os coordenadores diocesanos dos três estados presentes. Toda a temática desta formação foi orientada pela dupla Maria Nelma C. Lazzarin e Ir. Terezinha Tortelli. Os que tiveram esta formação passarão a ser os facilitadores para desenvolver a mesma temática com os coordenadores paroquiais de suas respectivas dioceses.

Um destaque especial foi a presença do Secretário Executivo do Regional Leste 2 da CNBB, Pe. Roberto Marcelino, e do Assessor da PPI para este mesmo Regional, Pe. Alam Martins, da Diocese de Diamantina (MG).

Outro ponto muito positivo foi a celebração Eucarística na manhã de domingo, no Convento da Penha. O grupo todo subiu a pé pelo “caminho dos escravos” e, do alto da Penha, pôde contemplar em 360 graus toda a beleza de Vila Velha e Vitória.

Otimizando o encontro, também foi oficializado quem seguirá à frente da PPI no Estado do Espírito Santo: Maria Nelma C. Lazzarin. Houve ainda a troca de coordenação para o estado de Minas Gerais, ficando a cargo de Maria da Penha Horst Mendes. Pe. Alam Martins ficou como assessor da PPI para os dois estados. Margarete Mendes de S. Cerdeira, da Diocese de Leopoldina, também comporá a equipe. Em forma de rodízio, todos esses representarão a PPI nas reuniões e encontros do Regional Leste 2 da CNBB.

 

regional 1regional 2regional 3regional 4regional 5regional 6regional 7regional 8regional 9regional 10