ONU divulga mensagem de sensibilização sobre a prevenção da violência contra a pessoa idosa

Hoje, 15 de junho, várias comunidades fazem uma reflexão sobre a violência comentida contra as pessoas idosas. A data instituida pela Organização das Nações Unidas (ONU) a quase 10 anos, pretende chamar a atenção da sociedade para essa realidade sofrida por milhares de pessoas idosas em todo o mundo. Para nortear a reflexão, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, divulgou nota chamando todos para a reflexão. Veja abaixo a nota na íntegra.

 

 Mensagem do Secretário-Geral para o Dia Mundial de Sensibilização sobre a Prevenção da Violência Contra Pessoas Idosas

" É bastante preocupante e trágico que no nosso mundo membros das gerações mais velhas são muitas vezes negligenciados e abusados. Esta realidade chocante é geralmente ignorada pela sociedade em geral. Ao mesmo tempo, o envelhecimento da população mundial acrescentou urgência a promover e defender os direitos das pessoas idosas, que deverão chegar a mais de 20 por cento da população global em 2050.

Com o intuito de destacar esta injustiça, a Assembleia-Geral das Nações Unidas declarou 15 de junho como o Dia Mundial de Sensibilização sobre a Prevenção de Violência Contra Pessoas Idosas. Este Dia Mundial ajudou a criar uma discussão global emergente sobre um assunto outrora tabu ao mesmo tempo que as pessoas se juntam para apoiar os direitos dos idosos para que estes vivam uma vida livre de violência e abusos.

Para muitos, o abuso de idosos é levado a cabo por pessoas que cuidam deles e não são conhecidas pela vítima. Embora este problema deplorável persista, muitas vezes são membros da família que são os responsáveis, incluindo negligência tal como abusos físicos, psicológicos ou financeiros. Dados apontam que a idade, genero e dependência aumentam o risco de abusos, sendo as mulheres as principais vítimas.

Neste Dia, as Nações Unidas juntam-se a parceiros em todo o mundo para organizar atividades que visam encontrar soluções. Convido as pessoas a apoiarem este esforço.

O crime preocupante de abusos de idosos ocorre muitas vezes em cenários silenciosos, privados, tornando uma resposta pública muito mais importante. Vamos fortalecer a nossa determinação para acabar com este problema enquanto parte dos nossos esforços maiores de criar uma vida repleta de dignidade para todos."

Ban Ki-moon, Secretário-Geral das Nações Unidas