Pastoral da Pessoa Idosa de Stº Amaro (SP) realizou seu 4º Encontro Anual

O 4º Encontro da Pastoral da Pessoa Idosa da Diocese de Santo Amaro, que fica na Zona Sul da capital paulista, coordenado por Maria Helena Garcia Nogueira, aconteceu no sábado dia 5 de setembro, nas dependências da Cúria de Santo Amaro.

 

O evento foi mais uma vez organizado com a proposta de fazer uma confraternização com os 120 líderes capacitados pela PPI para atuar junto aos mais de 500 idosos acompanhados pela Pastoral de Santo Amaro e também para reafirmar a importância desse trabalho voluntário.
O 4º Encontro Anual da Pastoral da Pessoa Idosa de Santo Amaro contou novamente com duas palestrantes que já tinham sensibilizado a plateia no encontro do ano passado. A advogada e filósofa Márcia Pituba que mais uma vez destacou o papel do idoso na família como preservação dos costumes. A psicopedagoga e historiadora Sandra Regina Cortellini que falou da importância do voluntariado nos trabalhos sociais e o quanto ele deve se destacar dos diversos trabalhos que existem na sociedade.

A farmacêutica e pedagoga, Eugênia Kato fez uma dinâmica com os presentes também com o tema que norteou todo o encontro, da importância do voluntariado. O Padre Gerson Rodrigues Da C. Júnior, da Paróquia São João Maria Vianney, no bairro Varginha, foi o celebrante da missa, com a participação do Padre José Charles de Oliveira, da Paróquia Santa Cruz.

Na sua pregação, o Padre Gerson lembrou que o dia do 4º Encontro Anual da Pastoral da Pessoa Idosa de Santo Amaro coincidia com o Dia da Beata Tereza de Calcutá, referência em todo o mundo no trabalho voluntário para os pobres. Madre Tereza faleceu em 5 de setembro de 1997, aos 87 anos, depois de 70 anos como religiosa. Ela foi beatificada em 2003.

Estiveram presentes líderes que trabalham na abrangência de 12 paróquias: São Vicente, Santa Cruz, Santa Bárbara, São Cristóvão, São Jorge, São João e Maria, D. Bosco, Santa Inês, Nossa Senhora da Consolação, São José Operário, São Francisco de Assis e São João Batista.

O encontro terminou com um almoço gratuito, servido para todos os presentes ao evento, no salão de festa da Cúria de Santo Amaro.

 

Fonte: Jornal da 3ª Idade