PPI lança cartilha sobre direitos das Pessoas Idosas

 

Com a participação dos coordenadores estaduais, líderes e colaboradores, a Pastoral da Pessoa Idosa fez o lançamento de um importante instrumento de formação dos líderes comunitários e pessoas idosas acompanhadas. A cartilha "Respeito, Solidariedade e Cidadania - Direitos da Pessoa Idosa", uma realização do projeto "Transformando Vidas: melhorando a qualidade de vida da pessoa idosa no Brasil", financiado pelo HSBC.

A Pastoral da Pessoa Idosa quer que as pessoas idosas tenham seus direitos garantidos e respeitados, tanto pela sociedade e família, como também pelo poder público. Esse é o objetivo desta cartilha: instrumentalizar nossos líderes voluntários e idosos acompanhados, para que sejam eles mesmos os protagonistas e exijam o cumprimento de seus direitos, o que não é uma "esmola", mas sim o reconhecimento de uma vida inteira de trabalho e dedicação.

Participaram desse momento especial Dom Pedro Fedalto, arcebispo emérito de Curitiba, Dr. Rubens Bendlin, coordenador estadual de saúde do idoso do estado do Paraná, Arlete Zaide, coordenadora estadual de Rondônia e sul do Amazonas e Irmã Terezinha Tortelli, coordenadora nacional da PPI.

Homenagem especial

A noite também foi especial para homenagear aqueles que muito contribuíram para o crescimento da Pastoral ao longo desses 12 anos de vida. A PPI contribui de forma relevante no processo educativo de formação de lideranças comunitárias, que por sua vez multiplicam o saber junto às pessoas idosas e suas famílias, estendendo-se às suas comunidades, com empenho na promoção humana e espiritual, para que as famílias e as comunidades possam conviver respeitosamente com as pessoas idosas, protagonistas de sua autorrealização.

Veja também: Cartilha lançada em Curitiba explica os direitos das Pessoas Idosas - Rede Católica da Igreja