Pastoral da Pessoa Idosa concluí os Encontros Regionais 2016

O encontro realizado em Trindade/GO, encerrou os encontros regionais da PPI, realizados em todas as regiões do Brasil, e reuniu coordenadores das Pastorais da Pessoa Idosa das dioceses dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Distrito Federal. Recentemente, a pastoral participou do encontro da Comissão Oito da CNBB, que reúne 27 pastorais sociais da Igreja. A coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa, Ir. Terezinha Tortelli, falou sobre o trabalho realizado: “É uma pastoral, mas tem o foco bastante social, pois faz visita domiciliar mensal, preferencialmente às pessoas mais vulnerabilizadas. Então, isso a caracteriza com seu foco social”. Como a atuação social é um dos pilares da atuação da PPI, também foi realizado o estudo da oficina "Porta a Porta contra a violência à Pessoa Idosa".

Avanços na saúde e saneamento verificados nos últimos anos aumentaram a expectativa de vida no Brasil. Com isso, a população idosa é cada vez maior. A coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa em Goiás, Maria de Fátima Cipriano, afirma que a pastoral atua justamente tentando levar vida em abundância a quem tanto já contribuiu com a comunidade. “Resgatando neles essa espiritualidade de filhos de Deus. A gente faz esse trabalho indicando para eles o melhor jeito de viver com qualidade de vida na ingestão de líquidos, evitando quedas, o tratamento da incontinência urinária. Então, trabalhamos com indicadores na prevenção de doenças. Mostramos também os seus direitos”, pontuou. (Assista ao vídeo do programa "Pai Eterno")


A abertura do encontro foi conduzida por Dom Adair, bispo da diocese de Rubiataba (GO), que ressaltou a importância de se ter total atenção voltada aos idosos. “A pessoa idosa precisa ser amparada nesse momento tão importante da sua vida, mas em um país que não tem a cultura no cuidado com o envelhecimento. Então, a Pastoral da Pessoa Idosa, juntamente com todas as lideranças que ela vai formando em todo o território nacional, tem esse trabalho de acompanhar, ajudar a zelar da pessoa idosa”, afirmou o bispo. No decorrer do encontro, o grupo estudou e realizou o mapeamento dos serviços da Rede de Apoio que existem nas comunidades.