Dia Mundial de Conscientização do Alzheimer

Setembro é considerado o Mês Mundial da Doença de Alzheimer, sendo o dia 21 de setembro, o Dia Mundial da Conscientização sobre a Doença de Alzheimer. Para cuidar, precisamos reconhecer, enfrentar e aceitar a doença e, para tanto, desmistificá-la, lembrando não apenas que ela existe, mas que as pessoas que convivem com ela precisam de ajuda, apoio e orientação.
A Doença de Alzheimer é uma enfermidade incurável que se agrava ao longo do tempo, mas pode e deve ser tratada. Quase todas as suas vítimas são pessoas idosas. Talvez, por isso, a doença tenha ficado erroneamente conhecida como “esclerose” ou “caduquice”.

A doença se apresenta como demência, ou perda de funções cognitivas (memória, orientação, atenção e linguagem), causada pela morte de células cerebrais. Quando diagnosticada no início, é possível retardar o seu avanço e ter mais controle sobre os sintomas, garantindo melhor qualidade de vida ao paciente e à família.

Estima-se que existam no mundo cerca de 35,6 milhões de pessoas com a Doença de Alzheimer. No Brasil, há cerca de 1,2 milhão de casos, a maior parte deles ainda sem diagnóstico.

Durante a Capacitação no Guia do Líder da Pastoral da Pessoa Idosa, os voluntários recebem informações importante sobre a doença e como melhor orientar a família do doente. Transmitir afeto é fundamental, principalmente às pessoas idosas com Alzheimer. Quando já não entendem mais o que falamos, elas compreendem o brilho no olhar, a maneira de falar das pessoas e sofrem com as broncas.