Promoção da saúde para a pessoa idosa

A promoção da saúde é o conjunto de cuidados administrados por uma pessoa antes que ela contraia uma doença e visa aumentar a saúde e o bem-estar. Tem por objetivo modificar a história natural, reduzindo a predisposição à enfermidades ou atrasando o seu início e suas complicações, mantendo o corpo sadio, promovendo a qualidade de vida e aumentando a esperança de vida.

A Constituição Federal de 1988, no artigo 196, já estabelece “a saúde é um direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.

A Pastoral da Pessoa Idosa adotou a prática de atividades físicas e hidratação, acompanhada de uma alimentação saudável, como tema a ser abordado nas visitas domiciliares, realizadas pelos líderes voluntários, com objetivo de desencadear orientações para a adoção de hábitos saudáveis.

Hábitos saudáveis aumentam os fatores que protegem a saúde, devem ser estimulados sempre, em todas as fases da vida: a prática de atividade física; a adoção de alimentação saudável; a hidratação adequada pois a pessoa idosa corre maior risco de desidratação; o abandono do tabaco e outras drogas, o controle do uso abusivo de bebidas alcoólicas; a manutenção de uma vida social ativa; a manutenção e redução do peso corporal; a prevenção de acidentes domiciliares e comunitários são alguns, entre outros, dos cuidados de promoção do envelhecimento saudável.

Independente da idade, é importante manter bons hábitos alimentares e atividades físicas, desde pequenas caminhadas até a prática regular de esportes. Lembre-se, um corpo sadio proporciona uma vida mais feliz!