Bispo presidente da Comissão para Ação Transformadora da CNBB é transferido para Santa Catarina

nomeação O Papa Francisco nomeou um novo bispo para a vacante diocese de Lages (SC): Dom Guilherme Antônio Werlang, até então bispo de Ipameri (GO). Dom Guilherme é presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Transformadora da CNBB - da qual a Pastoral da Pessoa Idosa é membro - desde 2011.

Dom Guilherme Werlang

O novo bispo de Lages nasceu em 5 de agosto de 1950, em São Carlos (SC). Fez seus estudos eclesiásticos (Teologia e Filosofia) entre 1972 e 1977. Sua profissão religiosa na Congregação dos Missionários da Sagrada Família foi em 22 de fevereiro de 1976 e sua ordenação presbiteral em 2 de dezembro de 1979. O prelado é especialista em Liturgia.

Dom Guilherme foi nomeado bispo em 19 de maio de 1999. Sua posse em  foi em 7 de agosto daquele ano. Seu lema episcopal é: “Para que todos tenha vida”. Como bispo, dom Guilherme Werlang foi membro da Comissão Episcopal para o serviço da Caridade, da Justiça e da Paz; bispo acompanhante do Setor Juventude do Regional Centro Oeste; fez parte da Comissão Episcopal para a Reforma e Construção da Sede Nacional da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, mais tarde nomeada como Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Social Transformadora (2011 até o momento); também é membro do Conselho Episcopal Pastoral (Consep) e do Conselho Permanente da CNBB; além de compor a Comissão do Fundo Nacional de Solidariedade e o Conselho Econômico da CNBB.