Capacitação em Missão reúne coordenadores paroquiais da PPI na Bahia

capacitacao bahia 1Entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro, aconteceu a I Capacitação em Missão para Coordenadores Paroquiais da Pastoral da Pessoa Idosa das Dioceses, na cidade de Eunápolis (BA). A capacitação teve como objetivo fortalecer e encorajar os coordenadores paroquiais para que se sintam seguros no desempenho de sua missão. Cerca de 30 líderes das paróquias da Diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas e da Diocese de Eunápolis participaram do encontro.

A coordenação do evento redigiu um breve relato de como foi o evento. Confira o texto na íntegra:

“O encontro iniciou com acolhimento, café da manhã e momento de espiritualidade com o Pe. José Carlos, da Paróquia São Pedro, que substituiu o diretor espiritual da PPI da Diocese de Eunápolis. Iniciou invocando a Santíssima Trindade, seguido da leitura do Evangelho de Mateus (cap. 5, vers. de 13 a 16), fazendo os presentes refletirem sobre “o que sou em casa, o que sou na PPI ou onde quer que esteja”. Ilustrou com histórias vivenciadas em sua caminhada e, refletindo sobre a luz, nos fez saber o que significa brilhar como uma luz: se procuramos brilhar sozinhos ou se levamos luz. Sobre o sal afirmou que não podemos perder o sabor. Após dinâmica da Bíblia e da Vela, enquanto Pe. José Carlos nos falava de partilha, amor e compromisso que nos leva à cruz, fez alusões à santidade e humildade de Maria e com a oração do Pai Nosso encerrou esse momento. Para continuar a espiritualidade, o Sacerdote deu início à leitura orante da passagem “discípulos de Emaús” e finalizou mostrando que, para sermos uma igreja em saída, precisamos nos capacitar e trabalhar nossa espiritualidade através da prática da leitura orante.

Após o lanche, as coordenadoras Delfina e Karine iniciaram estudo dos módulos da capacitação, revezando-se a cada módulo. Anália, facilitadora da Formação de Líderes, realizou a dinâmica dos cinco pães e dois peixes, reforçando a reflexão da partilha para iluminar a realidade. As oficinas foram feitas em grupos conforme solicitação. Após o almoço, continuou o estudo por módulos, e para o jantar contamos com momento de confraternização com a animação do grupo Cheiro de Forró, voluntários parceiros da PPI.

A coordenadora Karine destaca outro momento de louvor e agradecimento na formação: duas paróquias, uma desativada e outra iniciando suas atividades, apresentaram frutos da missão. A FADOPPI preenchida fazendo um momento de oração.

No último dia, iniciamos as atividades com a celebração da Santa Missa, presidida pelo Frei Roberto, da Paróquia São Francisco de Assis, e animação dos músicos mirins da Paróquia Santa Rita de Cássia. Em seguida, a celebração de envio dos coordenadores iluminados e fortalecidos pela Palavra de Deus. Foram enviados a trabalhar na missão de conduzir seus líderes com amor, respeito e carinho, fortalecendo a caminhada na paróquia e comunidades.  

Após o almoço, a capacitação continuou até o momento da avaliação. No final, foi servido um bolo, doação do casal Fábio e Neide, líderes da Paróquia Santa Rita de Cássia.

Maria Arlete Pinheiro Guimarães, vice coordenadora Diocesana, disse que “há muito tempo almejava por uma capacitação nesses moldes, pois já fui coordenadora paroquial e às vezes me sentia perdida, sem ter certeza de que estaria fazendo a coisa certa. Gratidão à coordenação nacional pelo seu olhar aos coordenadores, dando-nos essa oportunidade de crescimento na realização dos nossos trabalhos na Pastoral”.

Na avaliação do encontro, os participantes afirmaram que essa capacitação deu segurança nas atividades como coordenadores da PPI e que aprenderam a se organizar melhor e consertar o que vinha sendo feito errado, levando para a prática o que aprenderam. A dinâmica do Ver ajudou a entender a extensão geográfica de cada Paróquia e suas facilidades, dificuldades e necessidades de novos líderes. Veio para fortalecer e reavivar a nossa prática. Deveria acontecer uma vez ao ano. Os participantes saíram dessa formação fortalecidos no Espírito Santo de Deus e reanimados para seguir a missão. O encontro abriu os horizontes da caminhada na Pastoral e na Igreja Católica. Mesmo sentindo dor, houve participante que fez questão de participar e que afirmou ter sido uma experiência única, enriquecedora e gratificante. Houve troca de experiências e incentivo ao crescimento. A capacitação empolga a fazer as coisas com mais intensidade e faz perceber a importância da organização.

Delfina destacou que o encontro superou as expectativas dos coordenadores que tiveram, pela primeira vez, a oportunidade de partilhar experiências e conhecimentos. Através do estudo do Manual do Coordenador, aprenderam a desenvolver a missão com mais  segurança e organização. Nós, da PPI de Teixeira de Freitas, agradecemos aos irmãos de Eunápolis, através da sua incansável coordenadora Diocesana e sua equipe, a carinhosa acolhida a nós oferecida.

Nossos sinceros agradecimentos à Irmã Terezinha Tortelli, que junto com a Equipe Nacional, está sempre em busca de recursos para podermos dar continuidade às nossas formações.”

 

capacitacao bahia 1capacitacao bahia 2capacitacao bahia 3capacitacao bahia 4