Condomínio para idosos é inaugurado no município de Patos, na Paraíba

O condomínio era uma demanda do Orçamento Democrático e da Pastoral da Pessoa Idosa.

ppi6O governador da Paraiba, Ricardo Coutinho, realizou no dia 29 de dezembro de 2018 a cerimônia de entrega do condomínio Cidade Madura no município de Patos. O Condomínio Cidade Madura em Patos, no Sertão do Estado é o sexto empreendimento entregue pelo Governo do Estado dentro do programa habitacional voltado para as pessoas idosas.

Ao todo, foram investidos mais de R$ 4,7 milhões na construção de 40 unidades habitacionais com o padrão adotado pelo Programa Cidade Madura. O empreendimento completo possui área aproximada de 48 m², com terraço, sala, banheiro, cozinha, área de serviço, entre outras benfeitorias. Há, ainda, toda uma infraestrutura voltada para a acessibilidade e sustentabilidade.

Em seu discurso, o governador comemorou a transformação do ODE e do Programa Cidade Madura em políticas de Estado: “A casa é uma questão de dignidade. Quem constrói durante toda a sua vida, muitas vezes, chega aos seus 70, 80 anos, sem um lugar para morar. É em nome de toda essa ideia que transformamos o Cidade Madura em política de Estado, ou seja, tem que arrumar espaço para as pessoas idosas.

Enalteceu o trabalho da Pastoral da Pessoa Idosa e a participação e ousadia desta pastoral no processo de intervenção nas politicas públicas resgatando a dignidade das pessoas idosas em situação de vunerabilidade social. Saudou a Coordenadora Diocesana da Pastoral da Pessoa Idosa ( Maria Joseny Josa) e enalteceu o trabalho do Bispo Diocesano Dom Eraldo Bispo Da Silva Bispo.

O momento é importante não só para PPI mas para as Pastorais Sociais que abraçarão neste 2019 a Proposta da Campanha da Fraternidade ( CNBB) que tratará do tema das Políticas Públicas. Agradecemos a toda Pastoral da Pessoa Idosa que abraçou a causa, ao Conselheiros do Orçamento Democrático, ao Bispo Diocesano, Dom Eraldo, pelo apoio e motivação e ao governador Ricardo Coutinho pela sensibilidade às causas sociais às pessoas idosas em situacão de vulnerabilidade Social .

Texto: Maria Joseny - Josa (Pascom Diocesana). 

Fotos: Cyda Dyas e Rhyana Karla

ppi1

ppi3

ppi5